OFICINA DE TEATRO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Palavras-chave:
Oficina de Teatro. PIBID. Escola.Resumo
Esta comunicação objetiva apresentar reflexões sobre os impactos da “Oficina de Teatro”, entre estudantes do ensino médio, bolsista do programa de iniciação à docência em Ciências Sociais e estudante convidada da Universidade Federal da Fronteira Sul. Acreditamos que a escola, pode ser espaço de formação, desconstrução e transformação dos discursos e práticas discriminatórias, resistências presentes em “Jogos para atores e não-atores” (Augusto Boal). Inspiradas nisto, propusemos e realizamos em junho de 2017 a “Oficina de Teatro”, numa escola de rede estadual, como atividade do PIBID Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó (Santa Catarina). Esta oficina foi realizada em quatro etapas com o objetivo de instigar estudantes do ensino médio a se aproximar da experiência de técnicas teatrais, estimulando os/as estudantes a refletirem sobre as teorias de “Juventude e Consumo”, “Juventude e Cultura” e “Juventude e Violência” dentro da disciplina de Sociologia/Ciências Sociais. Foram realizadas as seguintes etapas e atividades: a) apresentação da oficina, dinâmica de performance do corpo “telefone mudo”; b) reflexão sobre a dinâmica e depoimento da primeira etapa, aula expositiva, conhecendo a palavra “teatro”, revisando conceitos teóricos e problematizando através de perguntas em roda de conversa e a projeção do cenário teatral; c) construção das manifestações teatrais em grupos; d) revisão e socialização das peças teatrais com ensaios e apresentação final para avaliação. Constatamos que os conteúdos científicos refletidos coletivamente e apresentados durante a oficina de teatro foram absorvidas e incorporadas pelos estudantes do ensino médio. A oficina despertou em muitos/as o desejo de conhecer mais sobre a produção teatral e os conceitos teóricos que envolvem juventude – cultura – consumo – violência, superar o senso comum e as ideias preconceituosas. Percebemos que a oficina proporcionou um ambiente favorável para que estudantes pudessem expressar suas opiniões e dúvidas, e também construir um conhecimento coletivo, tendo como resultado a produção de peça de teatro com ações sensibilizadoras apresentada em um Sarau realizado para toda a comunidade escolar. Para as coordenadoras da oficina (pibidiana e estudante convidada) foi uma experiência primeira de atuação e de instrumentalização através do teatro envolvendo jovens estudantes. Para a escola, foi uma oportunidade de formação envolvendo o teatro. E por fim, pode-se observar que a escola cumpre um papel fundamental na reflexão, formação e promoção de sujeitos em defesa dos direitos humanos.Downloads
Publicado
20-02-2018
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino
Licença
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