A CONTRIBUIÇÃO DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA COM O PIBID
Palavras-chave:
Iniciação à Docência. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Estratégia de aprendizagem. Ludicidade. Ensino da MatemáticaResumo
Resumo: O presente trabalho relata experiências das autoras no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS/Campus Erechim/RS a partir do Subprojeto de Pedagogia: Alfabetização e Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva refletir sobre a importância das oficinas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem de crianças de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Problematiza a falta desta prática pelos professores(as) nas escolas, em desenvolver essas atividades como alicerce no processo de aprendizagem de seus alunos. Apresentam, com base nas observações das autoras, bem como de suas inserções na escola, as seguintes hipóteses: as oficinas pedagógicas contribuem positivamente na aprendizagem; e que deve ocorrer mais práticas relacionadas com oficinas, para melhor assimilação dos conteúdos por parte dos alunos. Como procedimentos metodológicos, iniciamos com levantamento bibliográfico por meio de consultas a livros e artigos disponíveis em acervos públicos ou meios eletrônicos. Desse modo, as obras consultadas são de autoria de Candau, 1995; Corrêa, 2000; Arroyo, 2000; Vieira & Valquind, 2002, entre outros. Durante as observações e mesmo nas atividades realizadas pelo PIBID na escola percebemos a insuficiência de práticas, que envolvam o trabalho com oficinas pedagógicas para contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Resultados parciais evidenciam que as práticas envolvendo o trabalho com oficinas pedagógicas contribuem de maneira satisfatória no processo de ensino e aprendizagem das crianças do ensino fundamental, pois possibilitam um trabalho diferenciado, utilizando o lúdico e buscando a participação ativa dos alunos, por meio das atividades planejadas com o objetivo de envolver o aluno nas propostas. Assim é possível destacar que a relação dos conhecimentos com o cotidiano e dentre eles, o da matemática, permite aos alunos estabelecerem vínculos mais concretos com os saberes que a escola busca desenvolver em seu currículo.
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