JUVENTUDE E CONSUMO EM DISCUSSÃO: RELATOS DE EXPERIENCIA DO PIBID DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Autores

  • Patricia Schons Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó - UFFS.

Palavras-chave:

Aula. Juventude. Consumo. Ciências Sociais. PIBID

Resumo

Esta comunicação apresenta reflexões sobre os impactos da aula “Juventude e Consumo”, realizada em junho de 2017 na Escola de Educação Básica Cel. Lara Ribas (Chapecó/Santa Catarina) como atividade do projeto de iniciação à docência em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó (PIBID/CAPES/UFFS). A aula, cujo objetivo inicial foi estimular a reflexão a partir dos conceitos “juventude” (Pierre Bourdieu) e “consumo” (Zygmunt Bauman), com jovens estudantes do ensino médio, foi realizada em dois módulos, objetivando primeiramente a participação dos estudantes, com relatos, e depois promover o contato de estudantes com as teorias, instrumentalizando-os para refletir sobre as experiências vividas. Para apresentar e refletir sobre essas teorias, foram utilizados recursos didáticos diversos como o “jogo dos privilégios”, debates e aula expositiva, curta metragem e produção de texto. Ao termino das aulas o grupo avaliou que essa atividade resultou em aspectos positivos em todos os/as sujeitos envolvidos/as: a) para as bolsistas coordenadoras da aula, foi uma oportunidade de propor, planejar, e realizar uma experiência de atuação docente numa formação teórica de “Juventude e Consumo”; b) para a escola foi uma oportunidade de formação direcionada sobre “Juventude e Consumo”; c) para os/as estudantes que participaram foi um espaço para desabafar e expressar opiniões e dúvidas, e também de debater, participar da construção de um conhecimento coletivo e propor alternativas na contramão das violências contra juventude e das adversidades do consumo. A oficina teve como resultado a produção de peça de teatro com ações sensibilizadoras sobre juventude e violência, apresentada no Sarau. Periodicamente se alega que a escola é um espaço de reprodução do saber formalizado e hierarquizado socialmente. A partir da concretização desta aula, percebe-se que a escola pode ser um espaço fundamental para a troca de experiências aliado à construção do saber, juntamente à pratica da reflexão, indagação e do estímulo na construção de relações que valorizem o/a sujeito em sociedade.

Biografia do Autor

  • Patricia Schons, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó - UFFS.
    Acadêmica de Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó - UFFS. Ex bolsista do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da CAPES pela UFFS. Areas de pesquisa; atualmente membro do Diretório Central dos Estudantes - DCE da UFFS.  Areas de estudo e pesquisa que mais me identifico: Gênero, Sexualidade e Feministo; Ciência Política e Sociologia.

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Publicado

22-06-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino