PARALAXE: EXPERIMENTAÇÕES AUDIOVISUAIS
Palavras-chave:
Paralaxe. Percepção. Linguagem audiovisual.Resumo
O “Paralaxe” surgiu como um projeto de extensão vinculado ao “Vão livre”, Grupo de estudos em Arte, Arquitetura e Vida Urbana da Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Erechim). O projeto se caracteriza como um meio de abrir espaço para experimentações, partindo do princípio de reflexão na ação, ou seja, organizando-se sempre em atividades práticas de onde surge a necessidade da busca pela teoria.
Ainda em andamento, entre as atividades desenvolvidas estão sessões de filmes, abertas à comunidade acadêmica, que explicitam a relação da arte, arquitetura e da cidade com as formas de expressão audiovisuais e também proporcionam o debate entre os presentes em suas diversas formas de impressões, ou percepções subjetivas, enfatizando que as experiências pessoais e vivências de cada indivíduo são fator determinante nas interpretações das mais variadas formas de linguagem.
Na Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS - Campus Erechim os voluntários ministraram uma oficina sobre experimentações em fotografia, que se organizou em uma breve exposição teórica sobre o tema, visando a livre expressão dos participantes em suas imagens. A participação não implicava em conhecimento prévio de fotografia nem mesmo equipamentos profissionais, o que auxiliou para que os resultados das imagens captadas fosse um rico acervo fotográfico para projeto.
Entre as atividades que ainda estão previstas para realização, está uma oficina destinada a crianças e adolescentes de uma instituição educativa da cidade de Erechim, que envolverá o tema ilusão de ótica aplicado em atividades simples e fáceis de serem reproduzidas, que estimulem a curiosidade, promovendo assim um aprendizado de forma lúdica a partir da prática. Também está prevista uma maratona fotográfica com temas como vida urbana, arquitetura e arte em geral.
A importância do projeto diz respeito a estabelecer um espaço, no qual voluntários e a comunidade em geral possam envolver-se em atividades artísticas, quebrando o paradigma de uma arte erudita voltada a poucos, fomentando o conhecimento e a participação como forma de extensão. Espera-se que o projeto tenha continuidade e que possam ser realizadas outras atividades semelhantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.