ENSINO POR PROJETOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE TRABALHO PELA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E PELA SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA
Palavras-chave:
Ensino por projeto, meio ambiente, educação, anos iniciaisResumo
O presente trabalho objetiva apresentar e avaliar as ações desenvolvidas no projeto O Mágico de Oz que foi executado por acadêmicas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFFS, Subprojeto Interdisciplinar (Campus Chapecó), e aplicado a uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Professora Lourdes Ângela Sarturi Lago, em Chapecó-SC, no segundo semestre de 2016. O projeto tinha como objetivo contribuir para a assimilação e consolidação de comportamentos e práticas sociais ambientalmente sustentáveis, assim como desenvolver a interação e ampliar o conhecimento dos estudantes. Ademais, em busca de aumentar as vivências e concepções dos alunos, buscou-se um ambiente fora da instituição escolar em que estudam, assim, realizou-se uma visita ao espaço Verde Vida (organização não governamental e sem fins lucrativos que desenvolve trabalho social e ambiental com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social) no qual as crianças puderam perceber o processo de reciclagem e, assim, visualizar o que havia sido discutido em sala de aula. Os resultados desse projeto demonstram que o principal objetivo foi atingido - esperava-se que os alunos ampliassem as visões de mundo, imaginassem e percebessem como seria um lugar melhor para se viver e refletissem sobre como poderiam agir para conseguir isso - fato que foi comprovado nas discussões posteriores à visita. A partir dos apontamentos de autores como Pêcheux (2009), Mészáros (2010), Pinheiro (1997), Jacobi (2011), Kondrat (2013), Elali (2003) etc., além de documentos oficiais norteadores das práticas de ensino, como a Proposta Curricular de Santa Catarina, pode-se concluir que o projeto aqui descrito auxiliou a compreender como se dá uma educação ambiental verdadeiramente efetiva, assim como ter maior conhecimento em relação à situação do meio ambiente em nossa sociedade. Ainda, houve a possibilidade de comparar prática e conceito, pois o que os autores apresentam, auxilia na percepção do que pode trazer bons resultados e o que não procede em sala de aula. Deste modo, pode-se comprovar muito do que foi exposto na fundamentação teórica dos textos supracitados: a socialização e a conscientização são práticas pedagógicas imprescindíveis para a aprendizagem em sala de aula. Os estudantes, como seres sociais, precisam interagir, conversar, ouvir, participar de situações que exponham a grande importância da preservação da natureza, da sustentabilidade, do conhecimento sobre os meios para, assim, atingir-se os objetivos pretendidos e, então, produzir uma mudança de postura no cotidiano dos alunos.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.