Humanos da UFFS
Palavras-chave:
Retratos, Relatos, EtnografiaResumo
O “Humanos da UFFS” surgiu como um projeto de extensão vinculado ao “Vão Livre”, Grupo de estudos em Arte, Arquitetura e Vida Urbana da Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Erechim).
Teve como fonte de inspiração outros dois projetos sendo eles o “Humans of NY” e o “Humans of UFSC”. O projeto tem por objetivo compartilhar as histórias da comunidade universitária de maneira dinâmica, não limitando os relatos com algum roteiro pré-estabelecido de perguntas, mas dando espaço a diversidade de expressão e particularidades de cada história partilhada. Os relatos são acompanhados por fotos dos participantes realizadas pela equipe do projeto e sua respectiva descrição no "Pra Cego Ver" (uma proposta educativa e inclusiva de descrição de imagens destinada a não videntes que funciona com aplicativos de leitura) e apresentados na página oficial (Humanos da UFFS), via rede social[1].
A importância deste projeto diz respeito a estabelecer um espaço, no qual a diversidade da comunidade universitária possa ser expressa e respeitada em suas mais variadas formas, dando visibilidade a cada integrante que se dispôs a partilhar sua história e consequentemente podendo estabelecer vínculos de empatia através de histórias de pessoas que podem não se conhecer e ter coisas em comum, seja ter saído da cidade natal para participar da UFFS, seja gostar das mesmas bandas, livros ou time de futebol. Além de demonstrar que cada participante da comunidade acadêmica é um universo complexo e peculiar para além da categoria a qual está vinculado.
[1] https://www.facebook.com/humanosdauffs/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.