CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ACESSO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS NAS COMUNIDADES PASSO DO ARAÇÁ (CATUÍPE) E QUILOMBO CORRÊA (GIRUÁ).
Resumo
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ACESSO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS NAS COMUNIDADES PASSO DO ARAÇÁ (CATUÍPE) E QUILOMBO CORRÊA (GIRUÁ).
Fabiano Kapelinski[1], Livio Osvaldo Arenhart[2].
Resumo: Este projeto de extensão tem como objetivo a capacitação de lideranças a fim de que as mesmas possam acessar as políticas públicas. Neste sentido pretendem-se capacitar as lideranças das comunidades Passo do Araçá e Quilombo Corrêa. Objetiva-se também, oportunizar as comunidades ao conhecimento sobre as principais políticas públicas destinadas aos quilombolas, demonstrar meios para assegurar os direitos constitucionais, apresentar às comunidades ferramentas de controle, fornecer arquivos base referente à produção de ofícios, requerimentos, atas, memorando entre outros documentos e auxiliar a comunidade no trabalho de constituição da associação. Referente à metodologia, primeiramente, através de uma pesquisa bibliográfica a partir da análise de livros e de outros materiais, tais como artigos científicos, dissertações e teses e, após, acompanhamento dos professores, pesquisaremos sobre como é realizado os documentos, ofícios, requerimentos, atas e memorandos. Em seguida, será ministrado às comunidades Quilombolas o curso de capacitação para acesso de políticas públicas. Os principais resultados obtidos, até o momento, foram pesquisa bibliográfica sobre as comunidades quilombolas no Brasil e no Rio Grande do Sul, com base na fundamentação e justificativas do programa, e sobre a produção de ofícios, memorandos, atas e requerimentos. Pelo estudo bibliográfico, apropriou-se do modo de produção desses gêneros de escrita de documentos, para possibilitar referências às comunidades quilombolas ao acesso às políticas públicas. Por fim, em junho de dois mil e dezessete, coordenador, bolsistas e voluntários, realizamos visita conjunta à comunidade quilombola do Passo do Araçá, na qual possibilitou conhecer a realidade da comunidade, para contribuir ao aprimoramento do curso de capacitação ao acesso às políticas públicas.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Comunidades Quilombolas. Ferramentas de controle.
[1] Acadêmico do curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Cerro Largo. Bolsista do Programa de Extensão em Comunidades Remanescentes de Quilombo do Rio Grande do Sul – Passo do Araçá (Catuípe) e Quilombo Corrêa (Giruá) (Edital nº 522/UFFS/2016). E-mail: fabianokapelinski@hotmail.com
[2] Professor do curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Cerro Largo. Coordenador do Programa de Extensão em Comunidades Remanescentes de Quilombo do Rio Grande do Sul – Passo do Araçá (Catuípe) e Quilombo Corrêa (Giruá) (Edital nº 522/UFFS/2016). E-mail: livio.arenhart@uffs.edu.br
Referências
BRONCKART, J.P. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: EDUC, 1999.
CARVALHO, Claudinê Jordão de. Elaboração e Administração de Projetos. Florianópolis:
Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2010.
FLÔRES, L. L. Redação oficial. 2. ed. Florianópolis: EdUFSC, 1995.
LASWELLLaswell, H.D. Politics: Who Gets What, When, How. Cleveland, Meridian Books.
/1958 LOPES, Helena Theodoro, José Jorge SIQUEIRA, e Beatriz NASCIMENTO, 1987,
Negro e Cultura Negra no Brasil, Rio de Janeiro, UNIBRADE/UNESCO.
LYNNLynn, L. E. Designing Public Policy: A Casebook on the Role of Policy Analysis. Santa
Monica, Calif.: Goodyear. 1980
MARCUSCHI, L. ª. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, A.P.,
Machado, A.N., Bezerra, M.A. (orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna,
p. 19-36.
MAXIMINIANO, Antonio Cezar Amaru. Administração de Projetos: como transformar
ideias em resultados. 3.ed. 3.reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.
MEAD, L. M. “Public Policy: Vision, Potential, Limits”, Policy Currents, Fevereiro: 1-4. 1995.
MEDEIROS, J. B. Correspondência: técnicas de comunicação criativa. 13. ed. São Paulo:
Atlas, 1999.
MEDEIROS, J. B.; HERNANDES, S. Manual da secretária. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
PRADO, Darci Santos do. Planejamento e Controle de Projetos. Nova Lima (MG): INDG
Tecnologia e Serviços Ltda., 2004.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.