IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO NA DISCIPLINA EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA VETERINÁRIA

Autores

  • Davi Fernando Alba Universidade Federal da Fronteira Sul. Realeza
  • Daniella Thais De Castro Bessani Universidade Federal da Fronteira Sul. Realeza
  • Denise Maria Sousa de Mello Universidade Federal da Fronteira Sul. Realeza

Palavras-chave:

Didática. Reforço acadêmico. Lâminas histológicas.

Resumo

O componente curricular de Embriologia e Histologia Veterinária tem como foco o estudo de como ocorre o desenvolvimento embrionário dos animais domésticos, a diferenciação dos tecidos, formação dos órgãos e estruturas, que unidos, darão origem ao corpo do animal, bem como a todas suas funções (movimento, absorção de nutrientes, eliminação de substâncias, sentidos, etc.). O desenvolvimento da monitoria acadêmica tem um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem dos acadêmicos, pois proporciona uma forma alternativa de estudo com o intuito de reforçar e aprofundar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. O componente curricular de Embriologia e Histologia Veterinária é dividido em 4 créditos para aulas teóricas e 2 créditos para aulas práticas, sendo divididas em turmas A, B e C. O CCR ofertado no semestre de 2017/1 teve auxílio de dois monitores voluntários. As principais atividades realizadas pelos monitores foram atendimento aos acadêmicos; agendamento de monitorias em horários compatíveis com o dos acadêmicos da disciplina; reserva dos laboratórios para visualização e estudo das lâminas em horários fora dos horários de aulas; acompanhamento nas aulas práticas do componente curricular, auxiliando na identificação das estruturas, entrega e recolhimento das lâminas e organização das mesmas nas respectivas caixas, bem como na organização do laboratório após as aulas. Os monitores organizaram um atlas com as imagens das lâminas com identificação das estruturas estudadas, que foram repassadas aos alunos, servindo como fonte de estudo complementar dos tecidos, nos período extraclasse. A procura por monitoria pelos acadêmicos foi significativa, principalmente no final da disciplina em períodos de1 Acadêmico do curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza. davi.alba@hotmail.com2 Docente, Doutora. Coordenadora do projeto. Curso de Medicina Veterinária. Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza. denise.mello@uffs.edu.br3 Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária. Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza. daniella_bessani@hotmail.com4 Formato: Comunicação oral.avaliações. Desta forma, justifica-se a importância da monitoria para a formação profissional, uma vez que a mesma contempla não só o auxílio aos discentes, mas também proporciona uma maior interação entre professor e aluno e monitor e aluno. Sendo assim, a experiência adquirida na monitoria durante a graduação proporciona aos monitores, maior conhecimento que poderá ser aplicado na prática profissional após o término da graduação, servindo também como estímulo a docência ou pesquisas científicas.

Biografia do Autor

  • Davi Fernando Alba, Universidade Federal da Fronteira Sul. Realeza
    Acadêmico do Curso de Medicina Veterinária

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino