ESTRATÉGIAS MULTI/INTERDISCIPLINARES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM FOCO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Palavras-chave:
pesquisa científica, extensão universitária, ensino de graduaçãoResumo
A formação profissional, na qual pode compreender oficinas profissionalizantes, promove o desenvolvimento de habilidades básicas, específicas e de gestão. Para a educação especial, várias maneiras de ensinar proporcionam sentidos e significados ao aprendizado. Porém, a inserção profissional de pessoas com deficiência intelectual é um enorme desafio em vários aspectos. Assim, objetiva-se realizar atividades de educação ambiental, agrícola, nutricional e formação profissional na instituição APAE, Laranjeiras do Sul (LS), PR contribuindo para que os alunos da educação especial possam aprender e colocar em pratica através das atividades, promovendo um incentivo ao conhecimento, desenvolvimento de atividades de interação e coletividade com a pratica das atividades a serem realizadas. O programa envolverá os cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Interdisciplinar em Educação no Campo, da UFFS do Campus de LS em conjunto com a APAE local. Será elaborado e construído uma horta e pomar didáticos, assim como serão realizadas oficinas de temas e assuntos diversos, sendo os mesmos divididos de acordo com a área acadêmica. Os acadêmicos do curso de licenciatura ficaram com as oficinas que envolvem a parte social e de fator educacional das famílias, como inventários dos hábitos alimentares das famílias, praticas de educação ou reeducação alimentar com as famílias, oficinas de recuperação da memória da arte culinária, o curso de Engenharia de Alimentos ficará com as oficinas voltadas á alimentação e produção de alimentos e derivados a serem produzido no projeto tais como saúde e segurança no trabalho, boas práticas no preparo de alimentos, tabela nutricional de alimentos, teoria de panificação e ingredientes básicos, aproveitamento de alimentos, os acadêmicos de Agronomia ficaram com as oficinas de práticas de agricultura e ambiental, sendo as mesmas produção de húmus, compostagem, produção de mudas para hortaliças, caldas naturais e controles de insetos, plantas medicinais e alimentícias não convencionais e a implementação de fruticultura . Todas as atividades serão elaboradas e executas em conjunto com acadêmicos, educandos, professores e servidores das duas instituições. Almeja-se a integração dos cursos de graduação do campus LS no sentido de propor ações conjuntas com temas que estimulem a multi/interdisciplinaridade. Espera-se também favorecer a inserção da UFFS no espaço comunitário da cidade de LS propiciando trocas de experiências e vivências constituindo-se assim em um local privilegiado para o aprendizado dos acadêmicos da UFFS campus LS. E ainda, que as atividades realizadas possam profissionalizar os educandos e realizar o resgate da cultura alimentar da região, incentivando a utilização de materiais com características locais e nutricionais, assim como de educação ambiental.
Palavras-chave: APAE; deficiência intelectual; horta e pomar; panificação; cultura alimentar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.