ESTRATÉGIAS MULTI/INTERDISCIPLINARES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM FOCO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • claudia simone madruga Universidade federal da fronteira sul campus laranjeiras do sul
  • Vania pinto Zanela Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do sul
  • Vitor de Moraes Universidade Federal da Fronteira sul Laranjeiras do sul
  • Gabriel silva Lima Universidade federal da fronteira sul laranjeiras do sul
  • Lucas Orides Universidade federal da fronteira sul laranjeiras do sul
  • lucas prado oliveira Universidade federal da fronteira sul laranjeiras do sul
  • Felipe gonçalves Martins Universidade federal da fronteira sul campus laranjeiras do sul

Palavras-chave:

pesquisa científica, extensão universitária, ensino de graduação

Resumo

A formação profissional, na qual pode compreender oficinas profissionalizantes, promove o desenvolvimento de habilidades básicas, específicas e de gestão. Para a educação especial, várias maneiras de ensinar proporcionam sentidos e significados ao aprendizado. Porém, a inserção profissional de pessoas com deficiência intelectual é um enorme desafio em vários aspectos. Assim, objetiva-se realizar atividades de educação ambiental, agrícola, nutricional e formação profissional na instituição APAE, Laranjeiras do Sul (LS), PR contribuindo para que os alunos da educação especial possam aprender e colocar em pratica através das atividades, promovendo um incentivo ao conhecimento, desenvolvimento de atividades de interação e coletividade com a pratica das atividades a serem realizadas. O programa envolverá os cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Interdisciplinar em Educação no Campo, da UFFS do Campus de LS em conjunto com a APAE local. Será elaborado e construído uma horta e pomar didáticos, assim como serão realizadas oficinas de temas e assuntos diversos, sendo os mesmos divididos de acordo com a área acadêmica. Os acadêmicos do curso de licenciatura ficaram com as oficinas que envolvem a parte social e de fator educacional das famílias, como inventários dos hábitos alimentares das famílias, praticas de educação ou reeducação alimentar com as famílias, oficinas de recuperação da memória da arte culinária, o curso de Engenharia de Alimentos ficará com as oficinas voltadas á alimentação e produção de alimentos e derivados a serem produzido no projeto tais como saúde e segurança no trabalho, boas práticas no preparo de alimentos, tabela nutricional de alimentos, teoria de panificação e ingredientes básicos, aproveitamento de alimentos, os acadêmicos de Agronomia ficaram com as oficinas de práticas de agricultura e ambiental, sendo as mesmas produção de húmus, compostagem, produção de mudas para hortaliças, caldas naturais e controles de insetos, plantas medicinais e alimentícias não convencionais e a implementação de fruticultura . Todas as atividades serão elaboradas e executas em conjunto com acadêmicos, educandos, professores e servidores das duas instituições. Almeja-se a integração dos cursos de graduação do campus LS no sentido de propor ações conjuntas com temas que estimulem a multi/interdisciplinaridade. Espera-se também favorecer a inserção da UFFS no espaço comunitário da cidade de LS propiciando trocas de experiências e vivências constituindo-se assim em um local privilegiado para o aprendizado dos acadêmicos da UFFS campus LS. E ainda, que as atividades realizadas possam profissionalizar os educandos e realizar o resgate da cultura alimentar da região, incentivando a utilização de materiais com características locais e nutricionais, assim como de educação ambiental.

Palavras-chave: APAE; deficiência intelectual; horta e pomar; panificação; cultura alimentar.

Biografia do Autor

  • claudia simone madruga, Universidade federal da fronteira sul campus laranjeiras do sul
    Professora Dra do Curso de Agronomia - Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vania pinto Zanela, Universidade Federal da Fronteira Sul Laranjeiras do sul
    Professora Dra do Curso de Engenharia de Alimentos - Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vitor de Moraes, Universidade Federal da Fronteira sul Laranjeiras do sul
    Professor Mestre do curso interdisciplinar em educação do campo- Universidade Federal da Fronteira sul:
  • Gabriel silva Lima, Universidade federal da fronteira sul laranjeiras do sul
    Acadêmico de agronomia da universidade federal da fronteira sul laranjeiras do sul
  • Lucas Orides, Universidade federal da fronteira sul laranjeiras do sul
    acadêmico  de agronômia universidade federal da fronteira sul laranjeiras do sul
  • lucas prado oliveira, Universidade federal da fronteira sul laranjeiras do sul
    Acadêmico de agronômia da universidade federal da fronteira sul campus laranjeiras do sul
  • Felipe gonçalves Martins, Universidade federal da fronteira sul campus laranjeiras do sul
    acadêmico do curso de agronomia universidade federal da fronteira sul

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Extensão e Cultura