ELEMENTOS COMPONENTES DAS COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE CURSOS UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Roberto M. Dall'Agnol UFFS
  • Cleocimar Aigner Paludo Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Leandro Marcos DallAgnol Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Palavras-chave:

Competências. Cursos. Gestão Universitária

Resumo

A profissionalização da Administração é uma necessidade fundamental em quaisquer organizações. No caso das estruturas universitárias, a complexidade das atividades torna a gestão especialmente desafiadora. Além dessa exigência natural, há que se considerar que os gestores universitários são indivíduos comumente originários de funções acadêmicas, com formações diversificadas e raramente preparados para a gestão em suas áreas de origem. Essa característica se amplia nos cursos de graduação e pós-graduação, estruturas de base das universidades. Nesses ambientes, os profissionais gestores são tipicamente formados em áreas específicas de conhecimento, carentes de formação administrativa. No entanto, as funções de coordenação requerem, além de conhecimentos em gestão e na área  formativa, também habilidades e atitudes para compreender os processos acadêmicos e gerenciais, possibilitando lidar com as situações cotidianas de modo dinâmico e com vistas a melhor produção de resultados. Diante da desafiadora tarefa de adequadamente exercer a gestão de cursos, o presente estudo buscou respostas a questão recorrente nas funções ligadas à gestão universitária, seja ela: quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes minimamente necessários para a criação de competências de gestão requeridas de um coordenador de curso?. Foi objetivo da pesquisa, portanto, identificar as características esperadas e necessidades aos gestores de cursos. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica - com vistas à exposição das bases de conhecimento acerca de processos de gestão, indicando elementos desses processos na esfera universitária; exploratória e descritiva; utilizando como procedimentos o estudo de caso - realizado em uma instituição universitária da região oeste de Santa Catarina; e, como técnica de coleta de dados, entrevistas baseadas em questões semi-estruturadas, as quais foram realizadas diretamente com os sujeitos - 12 (doze) gestores de cursos e 03 (três) gestores institucionais. Os resultados obtidos permitiram identificar diferentes amplitudes entre as necessidades apontadas para conhecimentos, habilidades e atitudes, não sendo possível observar a vinculação direta destas a competências específicas - o que pareceu se dar por haver umas necessidade de melhor compreensão conceitual por parte dos entrevistados. No entanto, foi possível se identificar um conjunto estruturado de elementos citados e classificados pelos entrevistados como sendo de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes requeridas, conforme quadro 1. Em pesquisas futuras se espera avançar, em estrutura conceitual adequada, no sentido de dispor os elementos elencados agrupando-os por competências do gestor universitário.

Quadro 1: Conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas na gestão de cursos

Conhecimentos

Habilidades

Técnicos

Pedagógicos

De processos

Normas

Procedimentos institucionais

Do público/cliente

 

Capacidade de planejar

Habilidade interpessoal

Comunicação

Solucionar problemas

Tomada de decisão

Agilidade de raciocínio

Gerenciar equipes

Capacidade de liderar

Criar rede de relações

Administrar o tempo

Flexibilidade

Memorização

Responsabilidade

Organização

Capacidade de cumprir prazos

Capacidade de realizar

Capacidade de analisar

Atitudes

Viver sob pressão

Ser político

Determinação

Motivação

Abertura ao diálogo

Zelo pela informação correta

Criatividade

Firmeza

Versatilidade

Amor pelo curso

Caráter

Gostar da docência

Persistência

Humildade

Cooperação

Imparcialidade

Paciência

Respeito

Disponibilidade

Acessibilidade

Equilíbrio emocional

Honestidade

Diplomacia

Disciplina

Ética

Visão estratégica

fonte: Dados primários.

 

Palavras-chave: Competências. Cursos. Gestão Universitária.

 

Biografia do Autor

  • Roberto M. Dall'Agnol, UFFS
    Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Contador. Professor do Curso de Administração da Unversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.
  • Cleocimar Aigner Paludo, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
    Mestre em Psicologia e em Educação (UFSC), Psicóloga. Professora na Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, campus Xanxerê.
  • Leandro Marcos DallAgnol, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
    Especialista em Ciência da Computação (UFSC). Bacharel em Ciência da Computação. Professor e Coordenador de TI na Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, Campus Chapecó.

Downloads

Publicado

23-01-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa