ELEMENTOS COMPONENTES DAS COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE CURSOS UNIVERSITÁRIOS
Palavras-chave:
Competências. Cursos. Gestão UniversitáriaResumo
A profissionalização da Administração é uma necessidade fundamental em quaisquer organizações. No caso das estruturas universitárias, a complexidade das atividades torna a gestão especialmente desafiadora. Além dessa exigência natural, há que se considerar que os gestores universitários são indivíduos comumente originários de funções acadêmicas, com formações diversificadas e raramente preparados para a gestão em suas áreas de origem. Essa característica se amplia nos cursos de graduação e pós-graduação, estruturas de base das universidades. Nesses ambientes, os profissionais gestores são tipicamente formados em áreas específicas de conhecimento, carentes de formação administrativa. No entanto, as funções de coordenação requerem, além de conhecimentos em gestão e na área formativa, também habilidades e atitudes para compreender os processos acadêmicos e gerenciais, possibilitando lidar com as situações cotidianas de modo dinâmico e com vistas a melhor produção de resultados. Diante da desafiadora tarefa de adequadamente exercer a gestão de cursos, o presente estudo buscou respostas a questão recorrente nas funções ligadas à gestão universitária, seja ela: quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes minimamente necessários para a criação de competências de gestão requeridas de um coordenador de curso?. Foi objetivo da pesquisa, portanto, identificar as características esperadas e necessidades aos gestores de cursos. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica - com vistas à exposição das bases de conhecimento acerca de processos de gestão, indicando elementos desses processos na esfera universitária; exploratória e descritiva; utilizando como procedimentos o estudo de caso - realizado em uma instituição universitária da região oeste de Santa Catarina; e, como técnica de coleta de dados, entrevistas baseadas em questões semi-estruturadas, as quais foram realizadas diretamente com os sujeitos - 12 (doze) gestores de cursos e 03 (três) gestores institucionais. Os resultados obtidos permitiram identificar diferentes amplitudes entre as necessidades apontadas para conhecimentos, habilidades e atitudes, não sendo possível observar a vinculação direta destas a competências específicas - o que pareceu se dar por haver umas necessidade de melhor compreensão conceitual por parte dos entrevistados. No entanto, foi possível se identificar um conjunto estruturado de elementos citados e classificados pelos entrevistados como sendo de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes requeridas, conforme quadro 1. Em pesquisas futuras se espera avançar, em estrutura conceitual adequada, no sentido de dispor os elementos elencados agrupando-os por competências do gestor universitário.
Quadro 1: Conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas na gestão de cursos
Conhecimentos
Habilidades
Técnicos
Pedagógicos
De processos
Normas
Procedimentos institucionais
Do público/cliente
Capacidade de planejar
Habilidade interpessoal
Comunicação
Solucionar problemas
Tomada de decisão
Agilidade de raciocínio
Gerenciar equipes
Capacidade de liderar
Criar rede de relações
Administrar o tempo
Flexibilidade
Memorização
Responsabilidade
Organização
Capacidade de cumprir prazos
Capacidade de realizar
Capacidade de analisar
Atitudes
Viver sob pressão
Ser político
Determinação
Motivação
Abertura ao diálogo
Zelo pela informação correta
Criatividade
Firmeza
Versatilidade
Amor pelo curso
Caráter
Gostar da docência
Persistência
Humildade
Cooperação
Imparcialidade
Paciência
Respeito
Disponibilidade
Acessibilidade
Equilíbrio emocional
Honestidade
Diplomacia
Disciplina
Ética
Visão estratégica
fonte: Dados primários.
Palavras-chave: Competências. Cursos. Gestão Universitária.
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