EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE O PERFIL, A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO INTERIOR DE CERRO LARGO

Autores

  • Carla Inês Dillenburg Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Ivan Jacson Preuss Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Formação. Professores. Campo. Cerro Largo

Resumo

Ao analisarmos a história da educação, pode-se observar a constante evolução da caracterização e formação dos professores. No entanto, após pesquisa bibliográfica em revistas brasileiras renomadas e ligadas a área de educação com qualis A e B, percebeu-se que apesar desta crescente no nível de formação ainda há um grande desnível, resultando em profissionais, que atuam nas escolas da zona rural em todo o Brasil, bem qualificados e outros sem qualificação mínima. O objetivo do artigo é de compreender a realidade enfrentada pelas escolas e professores ligados a educação do campo no país e identificar qual é o perfil dos professores da área rural de Cerro Largo.  Desta forma, a primeira parte do trabalho apresenta uma simplificada abordagem da constituição da educação do campo em um processo transitório de rompimento e desmistificação com um meio rural atrasado, arcaico e desprovido, face aos anseios de reconhecimento das suas particularidades, identidade e um modo próprio de vida e conhecimento. Na segunda parte, apresentam-se as implicações e desafios da escola do campo para sua vitalidade. Pensar uma escola do campo com ensino de qualidade e com dimensões emancipatórias, frente ao meio rural cada vez mais vazio, com estruturas precárias, recursos escassos e falta de valorização dos profissionais de educação. No terceiro capítulo são apresentados os dados da pesquisa realizada nas escolas do interior do município de Cerro Largo, onde apresenta-se o perfil dos professores, e sua relação com a escola e a comunidade, analisando a relação de pertencimento, aproximação e envolvimento com uma política de educação do campo e os próprios anseios e desafios profissionais relacionados a escola do campo. A metodologia utilizada para este estudo de caso é qualitativa exploratória. Os resultados apontados através da revisão bibliográfica somado ao questionário aplicado junto aos professores, mostram que apesar de enfrentar muitas carências, como: falta de alunos, infraestrutura, internet e recursos humanos, quando comparado a nível nacional, os índices em se falando da formação dos professores é considerado bom, uma vez que contam com professores graduados, especialistas e em sua maior parte com vivências que possibilitam a compreensão da realidade dos alunos. Porém, para qualificar ainda mais o ensino na zona rural, manter os alunos e ir em busca de novos adeptos, necessita-se de incentivo a formação continuada específica para o campo que possibilite aos professores desenvolver um trabalho mais qualificado, pensando o desenvolvimento da comunidade.

Biografia do Autor

  • Carla Inês Dillenburg, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
    Discente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas
  • Ivan Jacson Preuss, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
    Discente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura