LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS: PRÁTICAS UTILIZADAS POR ALGUMAS PROFESSORAS DOS MUNICÍPIOS DE CENTENÁRIO E DE ERECHIM/RS
Palavras-chave:
Pesquisa CientíficaResumo
Este artigo tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas em relação à leitura e à produção textual adotadas por algumas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização do trabalho, foi feita uma pesquisa de campo com aplicação de três questões abertas com dez professoras do município de Centenário e de Erechim/RS. Além da pesquisa de campo, foram analisados alguns autores, dentre eles Kaufman e Rodriguez (2008), Brandão e Rosa (2010), Silva (2005) e Xavier e Dalla Zen (1998), para comparar a prática em sala de aula, por meio da pesquisa de campo, com os estudos desenvolvidos pelos autores. A pesquisa de campo ajudou a verificar os métodos e as atividades de ensino que são desenvolvidos com os alunos nas escolas. Constatou-se, a partir da análise dos resultados, que as professoras utilizam uma diversidade de atividades e de registros, mas algumas ainda seguem muito do ensino tradicional, como o uso de caligrafia e atividades de fixação com posterior correção. Atividades lúdicas foram pouco mencionadas e nenhuma das professoras comentou que realiza atividades em grupo. Entende-se que é importante a participação dos docentes em cursos de formação continuada, uma vez que favorecem a atualização dos métodos de ensino, além de contribuírem para desenvolver a inovação e a criatividade nas atividades em sala de aula. Para que os alunos possam ter um melhor aprendizado, é fundamental que as escolas ofereçam um ensino de qualidade. Somente assim, será possível contribuir para que os alunos desenvolvam o gosto pela escrita e pela leitura, requisito fundamental para a formação de cidadãos críticos perante a sociedade.
Palavras-Chave: Leitura. Escrita. Produção textual. Métodos de Ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.