A CONSTRUÇÃO LÚDICA DO SI-MESMO: SUBJETIVAÇÃO, IDENTIDADE E NARRATIVA NO JOGO THE SIMS
Palavras-chave:
The Sims, Identidade, Narrativa, Subjetivação, Ciborgue.Resumo
O estudo sobre jogos, embora tenha uma produção acadêmica recente, tem se alargado entre as mais diversas áreas do conhecimento, trazendo um olhar diferenciado à produção científica, principalmente na área das Ciências Humanas, com um olhar especial à questão interdisciplinar. Este resumo contempla uma pesquisa de Mestrado, em andamento, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Visa como questão central estudar o processo de formação de identidades, buscando entender a existência ou não de uma representação virtual de si, que pode contribuir para a construção da identidade pessoal. Os dois conceitos principais trabalhados será o de identidade, de Stuart Hall, que traz a morte do sujeito moderno, iluminista, buscando uma nova concepção do termo identidade, defendendo que esta deve ser mutável, fragmentada. Além de Hall, outra autora que norteará o estudo é Donna Haraway que, através do manifesto do ciborgue, mostra o quanto a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas a ponto de alguns sujeitos literalmente a incorporarem. Para este estudo, então, os sujeitos que participarão são jogadores de The Sims, um jogo de simulação de vida real. Tendo em vista os propósitos, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, em que será utilizado o método de entrevistas semiestruturadas, buscando aspectos que se confundem as representações “reais” e “virtuais” (avatares). A análise do material obtido nessas etapas será baseada na metodologia de análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin, em conjunto com conceitos levantados por Donna Haraway, na teoria do ciborgue. A hipótese desta pesquisa é de que uma concepção lúdica da construção da identidade permite dar conta dos processos de subjetivação que ocorrem entre gamers do jogo The Sims.
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