Cores orgânicas: pesquisa e elaboração de propostas metodológicas educacionais envolvendo corantes e pigmentos orgânicos

Autores

  • Julieta Saldanha de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Cerro Largo - RS
  • Tamara Mayer Leite Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

corantes e pigmentos, química das cores, ensino de química

Resumo

No âmbito educacional, o ensino da Química muitas vezes é criticado, por ser centrado na memorização de conteúdos, e fora do contexto social, cultural ou ambiental, resultando em uma aprendizagem momentânea e fugaz. Visando alterar este cenário educacional, o estudo da Química das Cores pode fornecer um suporte para a aprendizagem nas diversas áreas do saber e em especial no Ensino de Química. Dessa forma podemos viabilizar a aprendizagem de conteúdos e conceitos químicos através da contextualização. Nesta perspectiva, emprego de conhecimentos científicos pertinentes ou correlacionados à pigmentos e corantes como tema gerador para propostas de estratégias metodológicas, além de proporcionar uma reflexão epistemológica e didática, permite a significação/ressignificação dos conceitos Químicos numa perspectiva de Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), uma vez que o currículo pautado nos pressupostos CTS trabalha as interrelações entre a explicação científica, planejamento tecnológico/solução de problemas e tomada de decisões sobre temas práticos de importância social. Sabe-se que desde a antiguidade o homem faz uso de corantes e pigmentos para a decoração de corpos ou paredes de cavernas como na gruta de Altamira na Espanha e em Lascaux na França, bem como em outros usos. Através da janela da história humana, temos que sempre houve a busca por novos materiais colorantes para usos e fins diversificados pelas sociedades ao redor do planeta. Cabe inferir que atualmente continuamos a buscar novos pigmentos e corantes e que vivemos circundados por objetos coloridos e, para a confecção dos mesmos foi necessário o emprego de corantes ou pigmentos. Outrossim a busca por novos corantes e pigmentos impulsionou a industrialização de várias nações, sendo assim o estudo e reflexão sobre a Química das Cores de relevância para a o incremento do arsenal cultural dos nossos jovens estudantes. Nesta via neste projeto de pesquisa utilizamos o tema gerador Cores Orgânicas, com ênfase nos corantes e pigmentos orgânicos para a proposição de propostas metodológicas referentes ao ensino no âmbito da Química. Através da pesquisa e experimentação podemos elaborar estratégias didáticas e recursos pedagógicos, passíveis de serem utilizadas na prática pedagógica de professores, desenvolvendo assim, com habilidade e qualidade os diferentes conceitos químicos tais como hibridização de orbitais, ressonância, geometria molecular, mecanismos de reações, teorias de ligações químicas e espectroscopia. Outrossim, o desenvolvimento deste projeto de pesquisa incrementará o leque de produção de conhecimento científico produzido por esta Instituição de Ensino, contribuindo desta forma para o estabelecimento da UFFS como produtora de conhecimentos que produzem implicações relevantes na sociedade

Biografia do Autor

  • Julieta Saldanha de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Cerro Largo - RS
    Possui graduação em Química Industrial e Química Licenciatura, mestrado e doutorado em Química, área de concentração Química Inorgânica. Experiencia docente em diversas áreas da química, experiencia de pesquisa em química inorgânica, ensino de química e ciências, experiência na extensão em ensino de química e ciências.
  • Tamara Mayer Leite, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Discente de graduação do Curso de Química Licenciatura

Referências

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa