O USO DO LABORATÓRIO DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO MÉDICO E DO ENFERMEIRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Francieli Brusco da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Kerli Maria da Cruz Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

Formação em saúde. Ensino-aprendizagem. Laboratório.

Resumo

A Universidade tem papel fundamental na formação de profissionais de saúde que atendam as necessidades de cuidados da população. Desta forma, deve incentivar a formação de indivíduos capazes e éticos. Espera-se assim, que o estudante desenvolva habilidades para o desempenho de técnicas e de raciocínio clínico para a assistência ao cliente. O treinamento prévio das práticas de assistência a saúde em laboratório auxiliam o desenvolvimento profissional do estudante de medicina e enfermagem. Além do aspecto educacional, o estudo prévio em laboratório proporciona maior segurança ao estudante com relação a execução de procedimentos e técnicas, também é eficaz sob o ponto de vista ético legal, pois diminui o número de erros no momento da realização do atendimento real. Assim, este trabalho objetiva relatar a experiência do processo de formação de médicos e enfermeiros no espaço do laboratório de semiologia e semiotécnica da Universidade Federal da Fronteira Sul. Atuando como servidoras técnicas administrativas em educação – Enfermeira e Técnica em Enfermagem, nos laboratórios didáticos da Universidade em questão, acompanhamos diariamente, em nossa rotina de trabalho, sentimentos de medo, insegurança, ansiedade e angústia por parte dos estudantes, decorrentes do enfrentamento do novo, bem como, das dúvidas com relação aos procedimentos e técnicas que deverão ser desenvolvidas, mesmo que em situações de laboratório. Com o decorrer das aulas práticas e, quanto maior o número delas, os sentimentos negativos demonstrados no início diminuem, dando lugar ao entusiasmo e a motivação. O relato que comumente ouve-se por parte dos estudantes é que, reconhecem a necessidade e importância das aulas teórico-práticas em laboratório de semiologia e semiotécnica. Afirmam também que a possibilidade de executar, em laboratório, os procedimentos e técnicas estudadas na teoria, trocando experiências e sanando dúvidas com o professor, engrandece e auxilia o processo de aprendizagem. O laboratório de semiologia e semiotécnica é um ambiente menos estressante, pois sem a presença do cliente, diminui o nível de tensão do estudante, possibilitando, a este, maior liberdade de testar, errar, repetir, refletir, corrigir, sempre aproximando-se do objeto a ser estudado. Neste contexto,observa-se que o laboratório de semiologia e semiotécnica contribui e deve ser utilizado como facilitador no processo de ensino-aprendizagem de medicina e enfermagem.

Downloads

Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino