A prática da pesquisa participante junto a movimentos sociais no Alto Uruguai gaúho
Palavras-chave:
Educação Popular, Pesquisa Participante, Emancipação.Resumo
O Práxis – PET Conexões de Saberes Licenciaturas há aproximadamente oito anos desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão debruçando-se sobre o conceito da Educação Popular. Ao desenvolver o chamado tripé universitário de forma indissociada, nossos encontros voltados ao grupo de estudos dedicam-se em pesquisar e debater obras que oferecem o aporte teórico e metodológico para as demais atividades. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma de nossas ações do eixo pesquisa, tendo como aporte a Educação Popular como aporte teórico e a Pesquisa Participante como aporte metodológico. Os diálogos realizados a partir de leituras, especialmente de autores e obras latino-americanas, aproximou-nos a pesquisas diante de práticas de educação sob a perspectiva popular, da decolonização do saber e emancipação do conhecimento. Nesse sentido, a partir de uma construção coletiva, o grupo deu início ao projeto de pesquisa participante junto a Movimentos Sociais da região do Alto Uruguai gaúcho, afim de investigar com os sujeitos a aproximação do conceito de Educação Popular às práticas e políticas educacionais da Universidade Federal da Fronteira Sul, especialmente no campus Erechim. Após leituras e debates em grupo de estudos e definição dos sujeitos, a atividade está em fase de pré-campo, para posterior imersão junto aos grupos intencionalmente escolhidos. É ainda importante salientar que a prática da pesquisa participante pressupõe a metodologia qualitativa, e sugere não um grupo a ser pesquisado, mas uma prática coletiva na qual os diversos sujeitos protagonizam a construção do saber. Considerando a pesquisa uma prática não neutra, ou seja, sempre acompanhada de intencionalidades, pretende-se incentivar a autonomia dos sujeitos e assim chegar a resultados contundentes a partir de suas perspectivas, sem abrir mão do rigor teórico e metodológico que exige a prática da pesquisa.Downloads
Publicado
02-02-2018
Edição
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.