ANÁLISE DE MOVIMENTO RETILÍNEO UTILIZANDO TIC’s
Palavras-chave:
Ensino de Física. TIC’s. Queda livre. MRU. Experimentos de baixo custo.Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo experimental de movimento retilíneo com o uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) como instrumentos auxiliares no processo de ensino/aprendizagem de Física. As atividades experimentais representam uma ferramenta para auxiliar o professor nas demonstrações e explicações dos fenômenos físicos, e atualmente o uso de tecnologias (computadores e celulares) está presente na vida cotidiana dos estudantes.Sendo assim, os estudantes esperam que o professor aplique metodologias diferenciadas nas aulas de Ciências, principalmente Física, não restringindo o processo de ensino apenas ao uso do quadro e livro didático. Na UFFS – Laranjeiras do Sul são desenvolvidos projetos de iniciação científica (“O ensino de Física através de experimentos de baixo custo”, aprovado nos editais 281/UFFS/2015 e 599/UFFS/2016 com bolsa PRO-ICT, e “Ensino de Física no Ensino Médio: uso de experimentos de baixo custo”, aprovado no edital 848/UFFS/2016 com bolsa PIBIC/Fundação Araucária) onde são propostas atividades experimentais com o uso de materiais de baixo custo e análises utilizando aplicativos de celulares/computadores. Neste trabalho apresentaremos os resultados para a análise de Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e Queda Livre, onde comprovamos que uma esfera de aço solta em um tubo com óleo de cozinha adquire velocidade terminal, descrevendo um MRU, e calculamos a aceleração gravitacional através da análise da queda livre de uma esfera. Em ambos os casos, os movimentos foram filmados com uma câmera de celular, e os tempos foram analisados através de um software livre (Tracker) para computador. Com os dados obtidos, foi constatado que o movimento da esfera no óleo não possui aceleração, e a aceleração gravitacional obtida no experimento de queda livre teve um erro relativo percentual de 2,06 %, comparado ao valor da literatura. Desta forma, os experimentos demonstram satisfatoriamente os fenômenos físicos que queríamos demonstrar, uma vez que o MRU é difícil de ocorrer na natureza, e um desvio de, aproximadamente, 2 % para a aceleração gravitacional é considerado um erro pequeno, dadas as condições de execução do experimento.
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Publicado
30-11-2017
Edição
Seção
Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Pesquisa
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.