EDUCAÇÃO EM SAÚDE – PRIMEIROS SOCORROS EM ACIDENTES DOMÉSTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Mayara Cristina de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó
  • Alexandre Inácio Ramos Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó
  • Bruna Letícia Marques Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó
  • Alessandra Cavasin Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó
  • Valéria Silvana Faganello Madureira Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó

Palavras-chave:

Agente Comunitário de Saúde. Profilaxia. Primeiro atendimento.

Resumo

A modalidade de primeiros socorros em acidentes domésticos consiste na técnica do primeiro atendimento prestado à vítima que sofre um acidente domiciliar. Não é necessário que este atendimento seja prestado por um profissional de saúde; basta conhecimento da técnica e avaliação da situação. Diante do exposto, este trabalho objetiva relatar a experiência de estudantes com uma ação de educação permanente sobre a temática desenvolvida em parceria com a secretaria municipal de saúde de Chapecó. Tal experiência foi vivenciada por estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, durante o Componente Curricular de Cuidados de Enfermagem na Atenção Básica de Saúde, cursado no primeiro semestre de 2017. Os estudantes da turma foram divididos em grupos para que cada um trabalhasse uma temática específica, a fim de que a mesma fosse socializada em sala de aula para posteriormente ser socializada em forma de oficina de educação permanente em saúde com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) de Chapecó. Para abordar a temática, os estudantes lançaram mão de encenações representativas dos acidentes mais frequentes, como quedas, acidentes com perfurocortantes, engasgos, desmaios, convulsões e intoxicações. Após a avaliação da oficina por colegas e professores em sala de aula, a proposta foi aperfeiçoada com vistas a ampliar a participação das ACS. Posteriormente, a oficina foi desenvolvida com as ACS, momento em que foram criadas situações de agravos domésticos para problematizar o tema e induzir a participação de todas. Cada estudante ficou responsável por uma cena, em que demonstrava a situação problema, a técnica de primeiros socorros e os métodos de prevenção. Logo após cada cena, alguns ACS eram chamados a participar da discussão da situação de acordo com a cor de uma bala distribuída no início da oficina. Na sequência, a discussão era aberta para o grande grupo. Conhecimento científico e conhecimento popular serviram para aprofundar e embasar a discussão. A partir do debate foi possível identificar a importância dos primeiros socorros em acidentes domésticos com a finalidade de proporcionar um suporte adequado e prevenir agravos. Ainda viu-se a necessidade de uma comunicação adequada com o serviço de atendimento a emergências, pois é fundamental que as informações sejam repassadas de forma clara para que os socorristas consigam auxiliar na ocorrência. Indubitavelmente, podemos observar resultados positivos e satisfatórios na ação desenvolvida, visto que as ACS demonstraram interesse por meio de questionamentos, os quais foram devidamente esclarecidos. Da mesma forma, os estudantes ampliaram seus saberes sobre as práticas populares adotadas em situações que demandam primeiros socorros. A partir da vivência percebeu-se a importância do conhecimento, do estudo e da disseminação de práticas básicas de primeiros socorros em pequenos acidentes domésticos, bem como de proporcionar ao estudante o aprofundamento do conhecimento sobre o assunto, inserindo-o no contexto das atividades teórico-práticas. A experiência indicou ser de suma importância o desenvolvimento de atividades que envolvam a prevenção e os primeiros socorros diante de um acidente. Além disso, reforçou a importância das atividades educativas na formação do enfermeiro, bem como na atualização de ACS.

Biografia do Autor

  • Mayara Cristina de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó
    Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó/SC.
  • Alexandre Inácio Ramos, Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó
    Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó/SC.
  • Bruna Letícia Marques, Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó
    Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó/SC.
  • Alessandra Cavasin, Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó
    Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó/SC.
  • Valéria Silvana Faganello Madureira, Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó
    Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó/SC.

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Publicado

29-05-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino