O BILINGUISMO NO CONTEXTO HISTÓRICO E ATUAL NAS COMUNIDADES KAINGANG: O PAPEL DA ESCOLA RURAL INDÍGENA RIO DAS COBRAS
Palavras-chave:
Bilinguismo, Indígenas, Escola, Kaingang, Identidade.Resumo
O foco dessa pesquisa é evidenciar a questão do bilinguismo na escola indígena Kaingang da Terra Indígena Rio das Cobras, localizada no município de Nova Laranjeiras, no Estado Paraná, onde residem indígenas das etnias Kaingang e Guarani, com maior presença Kaingang. A pesquisa aborda as duas línguas dos educandos indígenas (o Kaingang como língua materna e o português como segunda língua) e a maneira como a primeira língua dos alunos interfere na aprendizagem na segunda língua na obtenção de uma boa forma de educação, incluindo o papel da língua materna e sua importância para a própria identidade dos indígenas. No decorrer do trabalho, apresentamos questões que se iniciam no processo histórico do contato indígena com a sociedade ocidental, até chegar aos dias atuais na escola de Rio das Cobras, e a partir disso buscamos contextualizar as dificuldades no letramento e na aquisição na língua portuguesa apresentadas pelos alunos indígenas na atualidade, os quais são mais fluentes em sua primeira língua, a materna. Através da pesquisa, realizada com o uso da metodologia de entrevistas orais, da pesquisa bibliográfica e da metodologia antropológica da etnografia, mais especificamente da observação participante, foi possível discutir a questão das políticas educacionais indígenas e sua aplicabilidade em vigor desde a Constituição brasileira de 1988. De acordo com os primeiros dados colhidos em entrevistas e coleta de dados nas legislações, pudemos chegar à conclusão de que, para que se promova o desenvolvimento de uma boa educação nas duas línguas faladas pelo indígena Kaingang, e, dessa forma, o aluno consiga uma boa aprendizagem na escola indígena, torna-se necessário que haja um educador bilíngue com metodologias de ensino específicas para o ensino bilíngue na escola indígena.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.