O BILINGUISMO NO CONTEXTO HISTÓRICO E ATUAL NAS COMUNIDADES KAINGANG: O PAPEL DA ESCOLA RURAL INDÍGENA RIO DAS COBRAS

Autores

  • Viviane Kellen Vygte Barão Universidade Federal da Fronteira Sul (Laranjeiras do Sul)
  • Fabio Pontarolo Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Laranjeiras do Sul

Palavras-chave:

Bilinguismo, Indígenas, Escola, Kaingang, Identidade.

Resumo

O foco dessa pesquisa é evidenciar a questão do bilinguismo na escola indígena Kaingang da Terra Indígena Rio das Cobras, localizada no município de Nova Laranjeiras, no Estado Paraná, onde residem indígenas das etnias Kaingang e Guarani, com maior presença Kaingang. A pesquisa aborda as duas línguas dos educandos indígenas (o Kaingang como língua materna e o português como segunda língua) e a maneira como a primeira língua dos alunos interfere na aprendizagem na segunda língua na obtenção de uma boa forma de educação, incluindo o papel da língua materna e sua importância para a própria identidade dos indígenas. No decorrer do trabalho, apresentamos questões que se iniciam no processo histórico do contato indígena com a sociedade ocidental, até chegar aos dias atuais na escola de Rio das Cobras, e a partir disso buscamos contextualizar as dificuldades no letramento e na aquisição na língua portuguesa apresentadas pelos alunos indígenas na atualidade, os quais são mais fluentes em sua primeira língua, a materna. Através da pesquisa, realizada com o uso da metodologia de entrevistas orais, da pesquisa bibliográfica e da metodologia antropológica da etnografia, mais especificamente da observação participante, foi possível discutir a questão das políticas educacionais indígenas e sua aplicabilidade em vigor desde a Constituição brasileira de 1988. De acordo com os primeiros dados colhidos em entrevistas e coleta de dados nas legislações, pudemos chegar à conclusão de que, para que se promova o desenvolvimento de uma boa educação nas duas línguas faladas pelo indígena Kaingang, e, dessa forma, o aluno consiga uma boa aprendizagem na escola indígena, torna-se necessário que haja um educador bilíngue com metodologias de ensino específicas para o ensino bilíngue na escola indígena.

Biografia do Autor

  • Viviane Kellen Vygte Barão, Universidade Federal da Fronteira Sul (Laranjeiras do Sul)
    Viviane Kellen Vygte Barão, estudante indígena de etnia Kaingang da Terra Indígena Rio das Cobras (aldeia sede), concluinte do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul.
  • Fabio Pontarolo, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Laranjeiras do Sul
    Doutorando em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Marechal Cândido Rondon, docente do magistério superior no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências Sociais e Humanas, na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Laranjeiras do Sul. Contato: fabio.pontarolo@uffs.edu.br. (Orientador da pesquisa).

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Pesquisa