A PROBLEMATIZAÇÃO DA NÃO NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS CTS
Palavras-chave:
Movimento CTS, PLACTS, Práticas Educativas CTS.Resumo
Na sociedade contemporânea, se desenvolveu uma dependência dos desenvolvimentos científico-tecnológicos, influenciando diretamente a forma de agir e pensar da população. Porém o público como um todo não participa dos debates envolvendo tal desenvolvimento e não são repassadas informações suficientes para que essa participação ocorra de forma democrática. A seleção das problemáticas sociais e a definição da agenda de pesquisa é direcionada por valores sociais que, por vezes, não se enquadra nas necessidades da maioria da população e o desenvolvimento é influenciado por fatores externos, resultando em uma apropriação desigual dos bens de consumo. Diante disso, surge o movimento em países da América Latina o Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS) que discute a necessidade de se considerar as demandas do contexto social local. Dessa forma, coloca em pauta de discussão a transferência de Ciência-Tecnologia (CT), defendendo uma política científico-tecnológica nacional que atenda as demandas da sociedade como um todo, destacando que cada contexto produza a CT que necessita, sendo necessária a localização e seleção de problemas para investigação, buscando atender interesses de determinado grupo, priorizados num determinado espaço-tempo. Frente a isso, consideramos necessária a discussão e problematização de questões envolvendo Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), no contexto educacional, buscando a formação de cidadãos críticos e alfabetizados cientificamente, capazes de intervir positivamente na resolução de problemas da sociedade na qual se encontram inseridos. Nesse sentido, o problema a ser investigado: Como a não neutralidade da Ciência-Tecnologia e a presença de valores no desenvolvimento científico tecnológico tem sido discutida nas práticas educativas CTS e quais encaminhamentos têm sido dados a essas práticas? Com a realização da presente pesquisa, pretendemos identificar e caracterizar a abordagem dada, à dimensão da não neutralidade da CT, nas práticas educativas na Educação Básica das investigações publicadas nos periódicos da área de Educação em Ciências. Como encaminhamento teórico-metodológico utilizaremos a Análise Textual Discursiva dividida em três etapas: Unitarização, Categorização e Comunicação. Constituindo uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, tendo como corpus de análise os artigos presentes nas edições dos periódicos Ciência & Educação, Ensaio – Pesquisa em Ciências e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e no Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, correspondentes ao contexto brasileiro, os quais propiciarão resultados no decorrer do processo. Deste modo, acreditamos que através desta pesquisa teremos um panorama crítico e contextualizado em relação a discussão e problematização dos valores sociais e a não neutralidade da CT na Educação em Ciências na Educação Básica, no contexto brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.