RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO "OBESIDADE E ALIMENTAÇÃO", DESENVOLVIDO PELO PROGRAMA PET-SAÚDE/GRADUA SUS, EM ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ (SC).

Autores

  • Lara Ribeiro Cruz Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Angélica de Almeida Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Felipe Ongaratto Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Kássia Kramer Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Letícia de Souza e Silva Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Renan Martinelli Leonel Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Sarah Franco Vieira de Oliveira Maciel Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

Obesidade infantil, Educação alimentar, Qualidade de vida.

Resumo

A obesidade é um problema de saúde pública em Chapecó (SC). A partir dessa realidade, integrantes do Programa PET-Saúde/Gradua SUS (PET) realizaram ações educativas sobre alimentação e obesidade com crianças em idade escolar. Este é um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas na Escola Municipal de Educação Básica Victor Meirelles (EMEBVM), relativas ao projeto "Obesidade e Alimentação", desenvolvido pelo grupo de medicina do PET. O projeto foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2017, com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental da EMEBVM. O projeto visou, através de atividades lúdico-científicas, o aprendizado significativo sobre alimentação saudável, relacionando com o plantio de uma horta orgânica na escola e com atividades realizadas nas disciplinas de Ciências e Educação Física. No primeiro encontro foi apresentado o projeto aos estudantes e, após, eles foram separados em grupos rotativos para: 1) responder a questionário sobre hábitos alimentares; 2) coletar dados antropométricos, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) do Centro de Saúde da Família de referência; 3) realizar o plantio de mudas e sementes na horta. Entre o primeiro e o segundo encontros, foi planejado com as professoras de Ciências e Educação Física das turmas, o trabalho em sala de aula sobre grupos de nutrientes, prática de atividades físicas e alimentação saudável. No segundo encontro foram novamente trabalhados os grupos de nutrientes dos alimentos, com a construção pelos alunos de uma pirâmide alimentar, além de dicas de como fazer um prato saudável. No terceiro encontro, foi apresentado um vídeo educativo sobre alimentação saudável, e também os gráficos com os resultados dos questionários e dos dados antropométricos coletados. Nos questionários obtivemos que 31% (7) dos meninos avaliados estão obesos e 4,5% (1) com sobrepeso; e 23% (3) das meninas avaliadas estão obesas e 7,7% (1) com sobrepeso. Muitos estudantes também demonstraram insatisfação com o próprio corpo. Em relação ao entendimento dos grupos de nutrientes, os alunos construíram a pirâmide alimentar com êxito, evidenciando a eficácia do trabalho em parceria com os professores de Ciências e Educação Física das turmas. Por fim, ao serem apresentados os gráficos no último encontro, observamos que os alunos estavam interessados nos resultados e que entenderam a importância do tema. O projeto propiciou o estreitamento do vínculo entre ensino, serviço e comunidade, principal objetivo do PET. Também foi uma oportunidade aos alunos da EMEBVM de aprender a cuidar do próprio corpo e priorizar a saúde. O projeto estimulou o entendimento sobre os grupos de nutrientes, a importância de ingerir alimentos orgânicos e da pratica de atividades físicas. As informações dos dados antropométricos e questionários de hábitos alimentares reiteram a importância de tratar a obesidade e educação alimentar entre escolares. Para os estudantes de medicina e integrantes do PET envolvidos no projeto, foi uma oportunidade de desenvolver a empatia com a comunidade e de perceber que saúde no seu conceito amplo, pode ser trabalhada com indivíduos que, quando devidamente conscientizados, percebem que são os principais agentes responsáveis pela sua qualidade de vida.

Biografia do Autor

  • Lara Ribeiro Cruz, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Acadêmica de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
  • Angélica de Almeida, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Acadêmica de medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó
  • Felipe Ongaratto, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Acadêmico de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
  • Kássia Kramer, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Acadêmica o de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, e bolsista do PET Saúde Gradua/SUS
  • Letícia de Souza e Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Acadêmica de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Renan Martinelli Leonel, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Acadêmico de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Sarah Franco Vieira de Oliveira Maciel, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

    Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó, Curso de Graduação em Medicina, Tutora do PET Saúde Gradua/SUS e orientadora do projeto.

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Publicado

15-12-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura