INTERVENÇÕES EDUCATIVAS ATRAVES DA LITERATURA INFANTIL: EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS EM ERECHIM/RS
Palavras-chave:
PIBID, Literatura, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, PedagogiaResumo
O presente trabalho é resultado das vivências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) – Sub projeto Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS/Campus Erechim/RS nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva apresentar reflexões das experiências em escolas da rede pública estadual decorrentes do projeto desenvolvido no ano de 2017 sobre as contribuições da literatura infantil como metodologia na condução do processo de ensino e aprendizagem para a infância. Problematiza sobre a importância da literatura na prática pedagógica dos anos iniciais apresentando algumas considerações sobre como podemos usufruir das histórias infantis nos contextos institucionais. Os procedimentos metodológicos utilizados inicialmente foram um levantamento bibliográfico por meio de consultas a livros e artigos disponíveis em acervos públicos ou meios em eletrônicos sobre a literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental. Posteriormente selecionamos uma obra que possibilitasse a relação da literatura com a temática da alimentação saudável, ponto que foi definido como central do projeto. Para tanto, com o livro “Camilão, o comilão” da autora Ana Maria Machado, organizamos uma série de atividades que atendessem os quesitos lúdicos da obra bem como a sua relação com os conteúdos curriculares vigentes. A continuidade da ação foi o desenvolvimento do projeto nas escolas e os resultados parciais nos permitem afirmar que a literatura infantil tem uma significação fundamental nos anos iniciais do ensino fundamental, e talvez possa ser um caminho que auxilie alcançar práticas de educação que despertem o interesse e a formação de hábitos para uma alimentação saudável nas crianças. Além do que as atividades do PIBID podem promover uma formação profissional docente em Pedagogia de maneira ampla e de qualidade, de modo que possamos vislumbrar caminhos para a construção de uma prática educativa criativa e comprometida com a realidade.
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