O PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA PROPOSTO PELOS MATERIAIS DE FORMAÇÃO DOS GESTORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE XAXIM/SC

Autores

  • mestre moro de oliveira UFFS/CHAPECÓ

Palavras-chave:

Democracia. Gestão democrática. Formação de gestores.

Resumo

Este trabalho é um fragmento de uma pesquisa em desenvolvimento, que objetiva analisar a concepção de gestão democrática presente nos materiais de formação dos gestores das escolas municipais do município de Xaxim, SC. O estudo toma como base os materiais utilizados na rede municipal de Xaxim/SC durante o processo formação dos gestores nos anos de 2016 e 2017. Os fundamentos da pesquisa tomam como referência autores como: Evangelista, Frigotto, Gadotti, Saviani e Shiroma. Estes autores, a partir de uma análise crítica da sociedade e do sistema hegemônico, indicam que democracia e gestão democrática são vias utilizadas pelo capitalismo para sua manutenção, camuflando a verdadeira essência dessas categorias.  Os resultados parciais da pesquisa apontam que a formação dos gestores, fundamentada nos materiais de formação do município, vinculam o processo de gestão democrática com o desenvolvimento de competências e habilidades rumo ao empreendedorismo escolar. Além disso, a categoria gestão democrática, durante a formação, foi substituída pela categoria administração escolar, ampliando assim a concepção capitalista de produção em detrimento de um processo educativo com vias à formação humana integral. Nesse sentido, é importante atentar para a concepção de gestão que empresas e escolas assumem em suas atividades cotidianas, enquanto a gestão da escola objetiva a coordenação de ações pedagógicas nos processos de elaboração do conhecimento para formação e emancipação do sujeito histórico, a empresa dedica-se ao processo de produção de bens materiais, maximização da produção e comercialização de mercadoria. A superação dessa relação de escola e empresa, que possui em seu escopo a produção, demanda um processo formativo que conceba a democracia como a via para a transformação social, e os seres humanos como sujeitos que assumem com seriedade a primazia da ética e da política em seu envolvimento crítico com a comunidade escolar. É essa a problemática que o presente trabalho pretende explorar.

 

 

Biografia do Autor

  • mestre moro de oliveira, UFFS/CHAPECÓ
    PEDAGOGA, ESPECIALISTA EM GESTÃO DE PESSOAS, MESTRE EM EDUCAÇÃO

Publicado

15-12-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa