EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA FERRAMENTA AUXILIADORA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Guilherme Bratz Taube Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Ensino de Física, Prática educativa experimental, Práxis.

Resumo

O presente trabalho refere-se à importância do uso da experimentação para que os estudantes tenham uma melhor compreensão dos conceitos de física. Dessa maneira, a experimentação torna-se importante por ser uma ferramenta que permite que eles tenham a possiblidade de visualizar um conceito problematizado em sala de aula, porém a ideia desse conceito possa ter ficado vaga, contudo, com experimentação concomitante com a discussão conceitual proporciona um melhor entendimento de como ocorre tal fenômeno. Entendemos que a prática educativa experimental possibilita aos estudantes um trabalho mais coletivo, proporcionando o diálogo problematizador na realização da atividade e avaliação dos resultados encontrados. E, ao tentar compreende-los e avalia-los, os mesmos perceberem que os dados que foram obtidos, muitas vezes, podem ser diferentes do esperado. No entanto, isso é importante para que eles compreendam o porquê se chegou nesses resultados e também instigá-los a buscar mais conhecimento sobre o fenômeno. Desse modo, é de grande importância que a atividade experimental e atividade teórica caminhem juntas, ou seja, uma sendo complemento da outra, a denominada práxis. Nessa perspectiva, foi realizada uma prática experimental em uma escola da região noroeste do Rio Grande do Sul, essa atividade tornou-se possível em razão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), subprojeto Física. Na realização dessa prática educativa problematizamos o Movimento Retilíneo Uniforme, tendo como objetivo a discussão de como e quando ocorre esse fenômeno. O procedimento do experimento consistiu em medir o tempo em que uma gota de água levaria para percorrer cada uma das marcas de uma proveta cheia de óleo. A proveta foi dividida em dez marcas de 3 centímetros cada, totalizando 30 centímetros. Após, os estudantes formaram grupos para realizar o experimento, entregamos um roteiro com os passos a serem realizados no experimento e anotado os dados registrados em uma tabela que continha no roteiro e, após, confeccionassem um gráfico de deslocamento em função do tempo. Também, foi necessário que os estudantes analisassem os dados obtidos e através dos mesmos manuscrevessem um relatório contendo introdução, desenvolvimento e conclusão. A partir desse relatório, por meio dos resultados obtidos, identificamos que houve uma melhor compreensão por parte dos estudantes com a realização do experimento, os mesmos concluíram, a partir da realização da atividade e discussão conceitual, que aquele não se tratava de um Movimento Retilíneo Uniforme. Em razão disso, salientamos a importância de práticas educativas experimentais concomitantes com a discussão teórica, essa práxis proporciona um melhor entendimento dos conceitos abordados.

Biografia do Autor

  • Guilherme Bratz Taube, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo
    Licenciando em Física
  • Rosemar Ayres dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo
    Professor do curso de Física, UFFS.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino