PROBLEMATIZANDO QUESTÕES AMBIENTAIS NA ESCOLA: O DESTINO DO ÓLEO DE FRITURA

Autores

  • Ludyara do Nascimento Schmidt Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Madalene Scheid Rede Municipal de Ensino
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Formação inicial de professores, Meio Ambiente

Resumo

Na atualidade, muitos problemas ambientais estão emergindo, dentre eles, a contaminação das águas e do solo com descarte inadequado de produtos poluentes. Assim, na perspectiva de problematizar questões como essa, entre os meses de setembro e novembro de 2015, realizamos o projeto de “Coleta e Reciclagem de Gordura Saturada” em todas as escolas municipais do município de Cerro Largo – RS. Esse projeto objetivou ter nas escolas um ponto de recolhimento de óleo de fritura, destinar esse óleo para a reciclagem e criar oportunidades de reaproveitamento através de receitas sobre a produção do sabão, além de promover a discussão sobre a importância do destino adequado do óleo de fritura usado. Durante muito tempo esse foi um tema pouco abordado tanto na sala de aula quanto nos meios públicos, tendo aflorado essa preocupação por se tratar de uma forma de poluição muito grave. Desse modo, no desenvolvimento do projeto, formamos grupos de 2 e 3 componentes. O grupo aqui relatado foi composto por 3 integrantes de PIBIDs, fez a intervenção nas escolas no turno da manhã, onde problematizamos questões referentes à contaminação do meio ambiente pelo óleo de cozinha, discutimos causas da contaminação e as consequências que as gorduras saturadas podem trazer para nós e para o ambiente em que vivemos. Frisamos também que, além da coleta de óleo nas escolas, as famílias podem fazer o sabão líquido caseiro e fornecemos a receita. Esta, além de ser uma forma de reutilização, é também uma forma de economia, pois esse substitui com êxito o sabão em pó convencional. Com o desenvolvimento das ações notamos a carência de informações dos estudantes a esse respeito, o desconhecimento do quanto pode ser prejudicial ao meio ambiente atitudes de descarte incorreto desse material. Portanto, consideramos importante o desenvolvimento de atividades que discutam/problematizem problemas ambientais e as formas de amenizá-los. Tendo em vista que o combate total dessas práticas que prejudicam o meio ambiente ainda foge ao nosso alcance, mas não podemos nos furtar de buscar e lutar pela sua melhoria.

Biografia do Autor

  • Ludyara do Nascimento Schmidt, Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
    Licencianda em fisica na UFFS.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino