UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO PIBID
Palavras-chave:
Constituição profissional, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto Física.Resumo
Como participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), além das atividades desenvolvidas na escola e do planejamento dessas, temos tarefas de auxílio ao coordenador de área. Algumas dessas tarefas são mais individuais como o registro fotográfico das atividades realizadas, atualizar as páginas do das mídias sociais Facebook e Blog, entre outras. Há, também, as tarefas de auxílio na organização do relatório parcial e final do subprojeto e a escrita das atas dos encontros, tanto na escola quanto na universidade. O relatório parcial do PIBID é um relatório solicitado pela coordenação institucional que atende a solicitação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil e entidade financiadora dos projetos PIBID. No primeiro semestre realizamos o relatório parcial e o final anual é a continuação do parcial, feito durante o segundo semestre, já as atas são escritas a cada encontro. Assim, desde que iniciamos no projeto, temos as tarefas de auxiliar no relatório e escrita das atas. Na primeira vez em que trabalhamos no relatório consideramos difícil e complicado de fazer, pensamos que pelo motivo de estar trabalhando em conjunto com outras pessoas e todas mexendo ao mesmo tempo, cada uma com sua própria forma de interpretação e escrita. A partir da segunda vez tivemos uma percepção diferente, ele já não parecia mais tão complicado e difícil como da primeira, era apenas trabalhoso, mas como havia menos pessoas envolvidas, foi mais fácil de organizá-lo. Acreditamos que por esse detalhe ele não tinha mais a mesma aparência. Na organização do relatório, há alguns pontos específicos como a inserção de planos de aula, que são feitos por todos os participantes do projeto, também a inserção das referências de produções bibliográficas, entre outros pontos. Depois dessa organização é necessário elaborar o arquivo dos anexos. Nesses anexos vai a comprovação do que foi descrito anteriormente e deve estar na mesma ordem que foi apresentado no relatório. Já, as atas, por serem escritas a cada encontro, são menos complicadas. Nessas é descrita a atividade realizada no encontro. Apesar de já estarmos trabalhado no quarto relatório, ele sempre apresenta algumas dificuldades durante sua elaboração, seja algo no modelo que mudou ou alguém que não envia os seus arquivos e deixa para mandá-los sempre no último momento. Entretanto, apesar dessas pequenas dificuldades que surgem durante o caminho, trabalhar nesses sempre é uma fonte de aprendizagem, pois a cada vez trabalhada, a cada mudança que acontece, é algo novo que aprendemos e que, também, nos constitui como professores em formação inicial. Pois temos consciência que um professor, na sua vida profissional, desenvolve inúmeras atividades didático-pedagógicas, de ensino, de extensão, de pesquisa e de gestão, não apenas planeja e ministra aulas.Downloads
Publicado
30-11-2017
Edição
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino
Licença
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