POR QUE VOLTAR À ESCOLA? O CASO DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS DE CAPANEMA – PR

Autores

  • Jennifer Lourdes Furtado Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Palavras-chave:

EJA, Histórias de vida, Motivações.

Resumo

Resumo: Esse projeto tem como objetivo investigar as motivações que levam os alunos do CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) da cidade de Capanema – PR a retornarem à vida escolar. Também como objeto dessa investigação está a relação que há entre a escola e o mundo do trabalho, destacando quais são suas implicações e qual a contribuição da mesma para a permanência do aluno. A EJA (Educação de Jovens e Adultos) vem se constituindo em uma oportunidade de melhoria das condições de vida e de superação da exclusão para camadas populares e para aqueles que são maioria nas sociedades em desenvolvimento, ou seja, os excluídos dos sistemas educacionais de ensino. Estudos destacam também a busca por uma melhor qualificação, o que levaria a melhores condições na vida profissional, até a recuperação da autoestima ao realizar o sonho de terminar os estudos. Em forma de uma pesquisa qualitativa foi realizada um conjunto de entrevistas, onde os estudantes da EJA relataram a sua história de vida relacionando com a educação, obtendo assim elementos para análise da temática. Utilizamos como metodologia a Análise Textual Discursiva (ATD), que se inicia com a separação de textos em unidades de significado e posteriormente os mesmos são reunidos por categorização. A partir do estudo da história de vida desses alunos podemos identificar alguns dos motivos que fizeram com que jovens e adultos voltassem à escola, dando continuidade na sua formação, interrompida por diferentes situações. As mais citadas é o abandono em busca de emprego e depois o retorno por uma vida melhor, também estão relacionados os problemas familiares de uma base familiar que está em processo de mudança. Vários são os motivos para que os alunos retornem às escolas. Quando se inserem nesse ambiente se sentem amedrontados por pensar que poderão passar por situações desagradáveis semelhantes as que vivenciaram anteriormente. No entanto, quando se deparam com um ambiente acolhedor se sentem estimulados com o resultado que a escola pode lhes proporcionar.

Palavras-chave: Motivações. Família. Trabalho e Educação. Educação de Jovens e Adultos.

Biografia do Autor

  • Jennifer Lourdes Furtado, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
    Acadêmica em Ciências Biológicas 10º fase, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza.

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Pesquisa