PERSPECTIVA DE FUTURO SOB O OLHAR DAS ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maraisa Manorov Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Rozana Bellaver Soares Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Alessandra Paiz Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus
  • Jucimar Frigo Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Campus Chapecó
  • Érica de Brito Pitilin Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó

Palavras-chave:

Adolescência, Educação em saúde, Prevenção

Resumo

A adolescência, fase repleta de transformações é vivenciada por diversas mudanças físicas e psicológicas. Nesse período, as jovens mulheres deparam-se com dúvidas e incertezas quanto ao seu corpo, seu futuro, com a necessidade de se descobrir e entender. Neste sentido, torna-se fundamental realizar ações em saúde com esse público, visando compreender suas necessidades, ouvindo-as sem pré-conceitos, preconceitos e julgamentos, ajudando-as compreender essa fase, assim como orienta-las sobre os cuidados com o corpo e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST).  O objetivo desse relato é compartilhar a experiência de uma atividade de educação em saúde realizada com adolescentes de uma escola pública da região oeste de Santa Catarina. A ação foi desenvolvida por acadêmicas de enfermagem durante as atividades práticas da sétima fase, envolvendo aproximadamente 12 adolescentes do sexo feminino. A atividade educativa foi constituída de três momentos, a saber: apresentação pessoal; dinâmica do desenho da mão e a caixa da sabedoria.   Inicialmente, as adolescentes foram convidadas a sentar-se em círculo para uma roda de conversa, neste momento, com intuito de aproximarmos o grupo, uma caixa surpresa, ao som de uma música era passada entre elas, quando a música foi interrompida, quem estava com a caixa era questionada se estava disposta a cumprir um “desafio”, se sim, ela abria a caixa e dentro dela estava à surpresa, um chocolate.  Após, foram entregues folhas de papéis A4 e canetinhas coloridas, e instruídas que desenhassem uma das mãos na folha e dentro escrevessem suas expectativas para o futuro. Na sequencia, as adolescentes foram convidadas a se apresentar e mostrar seu desenho ao grupo. No terceiro momento, realizamos a dinâmica da “caixa da sabedoria”, que continha palavras chaves, tais como: estudos, família, casamento, drogas, sexo seguro, gravidez, entre outras. A caixa passava e cada integrante do grupo retirava uma palavra e falava de que forma aquilo poderia contribuir ou dificultar a realização e concretização dos objetivos escritos anteriormente na dinâmica do desenho da mão.   O encontro possibilitou às adolescentes  discutir, refletir e relatar seus desejos, anseios e expectativas, esclarecerem dúvidas sobre métodos anticoncepcionais, as mudanças do corpo, a necessidade de realizarem exames como o citopatológico e o autoexame das mamas. Demonstrou-se ainda, o uso de camisinhas femininas e masculinas e orientou-se sobre ISTs. Conversou-se sobre os cursos de formação técnica e superior disponíveis na região, formas de ingresso e sobre as diversas carreiras mencionadas pelas adolescentes. A atividade oportunizou o envolvimento com o público adolescente. O desenvolvimento da ação em saúde, como uma das competências do enfermeiro, possibilitou às acadêmicas a percepção do quão importante se faz uma abordagem de forma simples, porém esclarecedora sobre os mais diversos assuntos a fim de estabelecer uma aproximação com este público, suprindo dúvidas de forma preventiva.

Biografia do Autor

  • Maraisa Manorov, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Graduanda em Enfermagem
  • Rozana Bellaver Soares, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Graduanda em Enfermagem
  • Alessandra Paiz, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus
    Graduanda em Enfermagem pela Chapecó, Bolsista de iniciação científica/CNPQ Edital 640/GR/UFFS/2017
  • Jucimar Frigo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Campus Chapecó
    4 Enfermeira Doutoranda, docente do curso de graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Campus Chapecó
  • Érica de Brito Pitilin, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó

    Enfermeira Doutoranda, docente do curso de graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó.

Downloads

Publicado

15-12-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura