UM EXEMPLO DE CIDADANIA: TRABALHANDO COM LITERATURA GAÚCHA EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Literatura sul-rio-grandense, Valores éticos, Letramento literário, PIBIDResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência básica aplicada no nono ano de uma escola contemplada com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Propomos um trabalho com o conto “Trezentas onças”, de João Simões Lopes Neto. Iniciando com uma análise do gaúcho e dos valores presentes no imaginário de sua constituição, e contrapondo com a realidade do cidadão sul-rio-grandense. Baseamo-nos na metodologia do Letramento Literário de Rildo Cosson, que apresenta quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. A partir da leitura há o surgimento de ligações de sentidos entre a história lida e a realidade. Dessa forma, os alunos interpretam o texto de diferentes maneiras e, abrindo espaço para o diálogo, compartilham suas ideias e reflexões, consequentemente, exercitando seu senso crítico.Referências
COSSON, Rildo. Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2006.
LOPES NETO, João Simões de. Contos Gauchescos. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1999.
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Publicado
30-11-2017
Edição
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.