(RES)SIGNIFICAÇÕES DO DISCURSO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA NA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
Resumo
A presente pesquisa tem como objeto de estudo o discurso sobre o ensino de língua portuguesa em cadernos da Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC). Investigamos a hipótese de que o ensino de língua portuguesa que emerge do nosso corpus, carrega marcas que definimos como (res)significações do discurso sobre o ensino de língua historicamente produzido. Nesse sentido, promovemos um estudo discursivo mobilizado pela História das Ideias Linguísticas e a filiação teórica da Análise de Discurso de vertente franco-brasileira. Em um percurso de produção de sentidos, definimos como arquivo da pesquisa os cadernos da PCSC, a partir dos quais foi construído o corpus deste trabalho, composto por recortes discursivos (RDs) constituídos por sequências discursivas (SDs) destacadas dos capítulos específicos da área de Língua Portuguesa e Linguagens. Mobilizamos também a historicidade da produção dos cadernos da PCSC em diferentes atualizações, bem como problematizamos o imaginário do sujeito-aluno construído pelo discurso de nosso corpus. Por meio da análise de regularidades das marcas linguístico-discursivas, constatamos que o discurso sobre o ensino de língua da PCSC não se apaga em cada atualização, há sim (res)significações que foram ocorrendo em cada momento sócio-histórico dado, o trabalho com a língua baseado em situações reais de uso como dinâmica discursiva ressoa nos diferentes cadernos analisados.
Palavras-chave: Ensino de língua. Proposta Curricular de Santa Catarina. Imaginário do sujeito-aluno.
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