(RES)SIGNIFICAÇÕES DO DISCURSO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA NA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA

Autores

  • LUCELIA FATIMA NARDI DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS CHAPECÓ

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto de estudo o discurso sobre o ensino de língua portuguesa em cadernos da Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC). Investigamos a hipótese de que o ensino de língua portuguesa que emerge do nosso corpus, carrega marcas que definimos como (res)significações do discurso sobre o ensino de língua historicamente produzido. Nesse sentido, promovemos um estudo discursivo mobilizado pela História das Ideias Linguísticas e a filiação teórica da Análise de Discurso de vertente franco-brasileira. Em um percurso de produção de sentidos, definimos como arquivo da pesquisa os cadernos da PCSC, a partir dos quais foi construído o corpus deste trabalho, composto por recortes discursivos (RDs) constituídos por sequências discursivas (SDs) destacadas dos capítulos específicos da área de Língua Portuguesa e Linguagens. Mobilizamos também a historicidade da produção dos cadernos da PCSC em diferentes atualizações, bem como problematizamos o imaginário do sujeito-aluno construído pelo discurso de nosso corpus. Por meio da análise de regularidades das marcas linguístico-discursivas, constatamos que o discurso sobre o ensino de língua da PCSC não se apaga em cada atualização, há sim (res)significações que foram ocorrendo em cada momento sócio-histórico dado, o trabalho com a língua baseado em situações reais de uso como dinâmica discursiva ressoa nos diferentes cadernos analisados.

 

Palavras-chave: Ensino de língua. Proposta Curricular de Santa Catarina. Imaginário do sujeito-aluno.

Biografia do Autor

  • LUCELIA FATIMA NARDI DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS CHAPECÓ
    Possui graduação em Letras - Português e Italiano pela Universidade do Contestado - UNC (2001). Especialização em Língua e Texto: análise e produção pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2002). Especialização em Gestão e Organização da Escola pela UNOPAR(2016). Mestranda em Estudos Linguísticos pela UFFS. Participou de curso de capacitação Internacional, em Pádova na Itália (1999). Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Literatura - EEB GOMES CARNEIRO - XAXIM - SC, porém atuando temporariamente como Assessora de Direção na mesma Escola. Tem experiência na área de Educação como professora há 18 anos, com atuação em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública de ensino, Tutora de sala para cursinho pré vestibular e de graduação na Universidade do Norte do Paraná ( UNOPAR) e, como Diretora de Escola.

Referências

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Publicado

14-02-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa