CURSO DE GESTANTE COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Daniele Leão de Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- PASSO FUNDO

Palavras-chave:

Gestação. Parto. Puerpério

Resumo

: O pré-natal caracteriza-se como um atendimento multidisciplinar que tem como objetivo assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, abordando aspectos psicossociais, atividades educativas e preventivas.Uma das estratégias de assistência às mulheres grávidas é proporcionada pela execução de grupos para gestantes, bem como campanhas e assistência interdisciplinar no acompanhamento pré-natal pelas Unidades Básicas de Saúde.  Os profissionais de saúde desempenham importante papel nessa experiência, com a oportunidade única de utilizar seu conhecimento para assegurar o bem-estar da mulher e do bebê, reconhecendo os momentos críticos em que suas intervenções são necessárias. Nesse sentido, o presente resumo apresenta um relato de experiência de um grupo de gestantes, que tem como objetivo promover a educação em saúde, e preparar a mulher para o período gestacional, parto e puerpério. O grupo foi realizado em uma ESF na cidade de Marau-RS, Brasil, por uma equipe multidisciplinar, composta dos seguintes profissionais: Enfermeira, Farmacêutica, Fisioterapeuta, Médica, Nutricionista, Dentista e Psicóloga, dentre esses profissionais residente de Enfermagem, Farmácia e Psicologia. Participaram do grupo 10 gestantes. Foram realizados 7 encontros, com duração de 3 horas, sendo abordadas temáticas como: a importância do pré-natal, modificações físicas e psicológicas, alimentação saudável, cuidados de higiene, cuidados com as mamas, importância do aleitamento materno, planejamento familiar, importância da rede de apoio familiar, atividade física, prevenção de acidentes domésticos, o parto e o puerpério, cuidados com o recém-nascido, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. No ultimo encontro foi realizado uma sessão de fotos das gestantes, onde as mesmas foram produzidas por profissionais voluntários. Percebeu-se que as participantes do grupo apresentavam diversas dúvidas, medos e angústias que no decorrer dos encontros foram sendo sanadas pela equipe multidisciplinar, bem como pelas outras participantes, observou-se a criação de vínculo entre a equipe e os pacientes, favorecendo a participação de todos, tornando-se gratificante para ambas as partes. O grupo de gestantes possibilita a troca de experiências e conhecimentos, sendo considerado um espaço importante de promoção e compreensão do processo de gestação, parto e puerpério

Biografia do Autor

  • Daniele Leão de Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- PASSO FUNDO
    FARMACÊUTICA GENERALISTA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA , AGOSTO DE 2015. ATUALMENTE ALUNA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL.

Referências

BRASIL. Parto, aborto e puerpério – Assistência Humanizada à Mulher. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção a saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Pré-natal e puerpério - atenção qualificada e humanizada - manual técnico. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Caderno nº 5. Brasília – DF, 2006.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Passo Fundo - Projetos de Extensão e Cultura