O REINO PLANTAE EM IMAGENS: ANÁLISE DA LINGUAGEM IMAGÉTICA PRESENTE NO LIVRO DE CIÊNCIAS RECOMENDADO PELO PNLD 2017 E UTILIZADO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CERRO LARGO - RS
Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Ensino de Botânica. Recurso didático.Resumo
O estudo do Reino Plantae no Ensino Fundamental é bastante significativo, visto que as plantas estão presentes em todos os ambientes, tanto terrestres quanto aquáticos, fazendo parte de nossa dieta alimentar, usadas como ornamentais, na fitoterapia, nas construções de alvenaria, na fabricação de móveis, entre outras. Estudos realizados indicam que a imagem é um mecanismo facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Logo, a fim de estimular e motivar o interesse dos alunos, autores e editoras de livros didáticos tem buscado melhorar o aspecto visual do livro, utilizando cores, bem como aumentando o número de imagens. Porém, para que atendam às necessidades pretendidas com seu uso em sala de aula, elas devem ser criticamente analisadas pelos professores, pois por apresentarem uma polissemia de significados, nem sempre serão compreendidas da mesma forma pelos alunos. Atualmente, sabe-se que o livro didático influência no trabalho dos professores de Ciências, fazendo-se necessária uma avaliação criteriosa do (s) exemplar (es), para verificação de como as imagens, neste caso as de botânica, estão sendo apresentadas. Logo, o presente trabalho analisa a linguagem imagética de botânica, correspondente na Unidade do Reino Plantae, presente no livro didático do 7º ano, recomendado pelo PNLD 2017, disponibilizado e utilizado nas escolas do município de Cerro Largo – RS. Foram analisadas 54 imagens utilizando as seguintes categorias para a análise: Grau de iconografia (Ilustração: fotografia, desenho figurativo, desenho esquemático, desenho quimérico, esquema; Diagrama: gráfico, tabela, mapa), Funcionalidade (informativa, reflexiva, inoperante), Relação com o texto principal (conotativa, denotativa, sinóptica, inexistente), Etiquetas verbais (nominativa, relacional, sem texto) e Conteúdo científico (modelo cientificamente correto, modelo passível de indução de erro, sem conteúdo). O livro analisado apresenta um número considerável de imagens na Unidade correspondente ao Reino Plantae. A maioria das imagens foi classificada na categoria iconografia, do tipo ilustração, predominando a subcategoria fotografia (imagens com alto grau de realismo), com funcionalidade predominantemente informativa (as imagens descrevem, esclarecem, complementam o conteúdo textual), com a relação ao texto principal sinóptica (as imagens fazem a correspondência entre os elementos imagéticos e o texto), etiquetas verbais nominativas (letras ou palavras que identificam os elementos da imagem) e como modelos cientificamente corretos (as imagens estão de acordo com a explicação aceita pela comunidade científica). Pelo fato da maioria das imagens, no livro didático, serem classificadas como informativas, sugere-se ao professor de Ciências uma inclusão imagética complementar em seu planejamento de aula, buscando incluir imagens mais reflexivas, visto que estas proporcionam um alto grau de reflexão, possibilitando o exercício de construção do conhecimento acerca do assunto estudado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.