FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO INTEGRAL DE JORNADA AMPLIADA DA UFFS/CAMPUS DE ERECHIM

Autores

  • Adriana Salete Loss Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

Palavras-chave:

Formação continuada. Professores. Gestores, Educação Integral, Jornada Ampliada

Resumo

O projeto “Formação Continuada de Educadores em Educação Integral de Jornada Ampliada – UFFS/Campus Erechim” objetivou a formação continuada de professores da rede pública, promovendo, assim, a difusão de saberes articulados entre ensino, pesquisa e extensão, com vistas ao aperfeiçoamento profissional. Assim, o projeto vinculado ao Programa Mais Educação – Ação 20 RJ, participou do edital 804/Extensão/UFFS/2014, de modo a ampliar visa consolidar e promover processos formativos, de interação teórico-metodológico desde as práticas das escolas e as necessidades emergentes. A formação continuada teve seu inicio no dia 25 de agosto de 2014 e teve sua finalização em 2016. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em seu compromisso busca a aproximação com a realidade das escolas de educação básica a partir da formação inicial e continuada de professores, principalmente ao conceber o ensino universitário como espaço da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A formação continuada de professores assume importância enquanto forma de consolidar o compromisso popular da Universidade a partir de espaços e ações institucionais; pois uma Universidade Popular não se fecha aos movimentos sociais, mas está aberta para incluir os projetos emergentes da sociedade de modo a estudá-los cientificamente e produzir ações de intervenção na e da realidade. Desse modo, ao nos comprometermos com a formação profissional do educador, a qual acontece ao longo da vida, nos propomos desenvolver o projeto em três etapas: a) na primeira parte do curso (agosto a dezembro de 2014) buscamos realizar módulos formativos com encontros presenciais e o levantamento das realidades escolares pelos cursistas; b) na segunda parte do curso (fevereiro a agosto de 2015), o foco dos encontros presenciais e de outras atividades voltou-se para a pesquisa da realidade das instituições onde estão inseridos os profissionais participantes do curso (em termos de organização administrativa, pedagógica e curricular, entre outros etc.) e para o diagnóstico dos problemas enfrentados em cada uma delas. Após o diagnóstico da realidade os cursistas, juntamente com os educadores formadores, elaboraram projetos interdisciplinares para a intervenção na realidade; c) na terceira etapa a formação teve sua ampliação a partir da participação no edital 804/UFFS/2014, com início em 01/04/2015 e término em 30/06/2016. Nesse sentido, o curso de extensão conta com a participação de mais de 120 gestores/professores das escolas municipais e estaduais de abrangência das regiões Alto Uruguai e Planalto Médio do Rio Grande do Sul e do município de Concórdia, Santa Catarina. Como resultado dos trabalhos desenvolvidos, obtivemos o lançamento de duas obras, bem como, constatamos a importância de investirmos esforços crescentes numa aproximação efetiva entre universidade e instituições de educação básica, de modo a criar formas de trabalho cooperativo capazes de promover uma maior qualificação das práticas que vêm sendo desenvolvidas em ambos os contextos.

Biografia do Autor

  • Adriana Salete Loss, Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

    Adriana Salete Loss. Pós-Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2014-2015) e financiado pela CAPES. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Estágio no Exterior, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal (2008-2009). Possui graduação em Pedagogia-licenciatura pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim (1997), Especialização em Psicopedagogia pela URI (campus de Erechim), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.  Diretora da Organização Pedagógica - Pró-reitoria de Graduação da UFFS - (2011-2013). Coordenadora do curso de Pedagogia da UFFS/campus Erechim (2016-2017). A partir de 2012 é Coordenadora do Grupo de Estudo da Cátedra do Oprimido da Universitas Paulo Freire na UFFS. Líder do grupo de Pesquisa "Educação Popular na Universidade" - GRUPEPU, certificado pelo CNPq desde 2012. Líder do grupo de pesquisa “Educação Emocional – GRUPEE, certificado pelo CNPq a partir de 2016.Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: Educação, subjetividades e cotidianidade; Educação Intercultural; Educação Popular e Paulo Freire; Formação pessoal e profissional dos professores e educadores nas áreas emocional e ética (Processo educativo e autoformação); Educação Integral; Currículo.; Didática; Ensino-Aprendizagem.  Líder do  projeto “Estudos sobre interculturalidade na universidade” com ênfase nas populações indígenas, afro-descendente e pessoas com deficiência do edital SECADI/CAPES Nº 02/2014 Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento aprovado pela CAPES/SECADI, tem o financiamento concedido com a finalidade de formar pesquisadores altamente qualificados. O número do processo é 88881.127570/2016-01 (2016-2019). Membro integrante dos Programas de Mestrado da UFFS/campus Erechim - Mestrado Profissional em Educação e Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Referências

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Publicado

01-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Extensão e Cultura