AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO SOBRE ATENDIMENTOS NUTRICIONAIS REALIZADOS PELAS ACADÊMICAS NA CLÍNICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- CAMPUS REALEZA
Palavras-chave:
nutrição clínica ambulatorial, qualidade, motivação, pesquisa de satisfaçãoResumo
A preocupação com a qualidade de vida é muito frequente para a maioria das pessoas e para alcançar o ideal de saúde são necessárias mudanças nos hábitos alimentares com atenção para alimentação equilibrada e com qualidade, visando assim a prevenção de várias doenças crônicas e o tratamento delas. O atendimento nutricional é uma das formas de assistência nutricional e pode ser realizado em consultório público ou privado e ainda por meio das clínicas-escola de nutrição, em que os alunos em processo de formação prestam atendimento nutricional supervisionados por um profissional nutricionista responsável técnico. O objetivo desta pesquisa foi descrever a avaliação dos pacientes em relação aos atendimentos prestados pelas acadêmicas do curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul que realizam estágio curricular supervisionado e pelas acadêmicas que participam do projeto de extensão “Atenção Nutricional aos indivíduos e grupos atendidos na Clínica Escola de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul” no munícipio de Realeza- PR. O atendimento nutricional realizado na clínica-escola de nutrição é individualizado, por meio do qual se aplica anamnese clínico-nutricional, buscando examinar a alimentação, histórico de patologias, avaliação antropométrica e dietética a fim de se obter informações para o diagnóstico nutricional e posteriormente conduta nutricional dietoterápica de acordo com as necessidades nutricionais, fisiológicas ou patológicas de cada paciente. A avaliação do atendimento prestado à população que frequenta a clínica-escola de nutrição foi realizada por meio de um questionário com seis questões norteadoras, sendo cinco de cunho objetivo e uma descritiva, no período de fevereiro a junho de 2017. A pesquisa foi realizada com 67 pacientes que se disponibilizaram em responder o questionário. Dentre estes 91% responderam que acharam ótimo o atendimento realizado pela acadêmica de Nutrição, enquanto 9% consideraram bom. Não houve respostas que consideraram o atendimento regular e ruim. Com relação à contribuição da consulta para o conhecimento em alimentação e estilo de vida saudável, 91% dos pacientes afirmaram que o atendimento contribuiu para o aumento do seu conhecimento, enquanto 7,5% responderam que essa contribuição foi parcialmente, e 1,5% não respondeu. Em relação à importância do tratamento nutricional, 83% citaram que este foi muito importante e 17% consideraram importante. Os pacientes foram questionados em relação à procura por outro serviço de atendimento nutricional caso não fossem atendidos na mesma e 28% afirmaram que não procurariam outro serviço de atendimento nutricional, 36% citaram que talvez procurariam e 1,5% não respondeu. Do total de pacientes que afirmaram procurar outro atendimento (34%), 78% buscariam atendimento gratuito e 22% buscariam atendimento particular. Já de acordo com a motivação do paciente para a realização do atendimento nutricional, 97% afirmaram que se sentiram muito motivados, enquanto 3% se sentiram pouco motivados. Dentre as respostas subjetivas sobre o atendimento foi possível verificar que a maioria dos pacientes descreveram como positivo, ressaltando: ótimo atendimento prestado pelas acadêmicas, atenciosas, dedicadas e excelente projeto realizado pela instituição. Conclui-se que os atendimentos prestados até o presente momento foram considerados satisfatórios para os pacientes.
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