UMA AULA SOBRE A VIDA DOS CIENTISTAS E AS TEORIAS EVOLUCIONISTAS
Palavras-chave:
Pesquisa. História da Ciência. Cientistas. Aprendizado.Resumo
O presente relato aborda uma reflexão sobre a aplicação de um bloco de aulas ministradas no componente curricular Ciências, nas turmas A e B do 7° ano do Ensino Fundamental. A ciência tem um papel importante na sociedade, inúmeras são as suas contribuições para o desenvolvimento de áreas como a saúde, agricultura, construção civil, aviação entre outras. Ela, a ciência, se caracteriza não apenas pelos fenômenos, mas sim, pela importância e compreensão de suas teorias. Dessa maneira, é necessário conhecer e entender como ela é e foi sendo proposta pelos pesquisadores ao longo dos anos. O objetivo da atividade realizada foi proporcionar aos alunos o conhecimento das histórias de vida e trabalho de alguns cientistas. A metodologia empregada ocorreu a partir de explicações expositivas e dialogadas, discussão de textos acerca dos cientistas e o processo de evolução dos seres vivos na visão de Darwin, assim como dos pesquisadores Lamarck, Wallace e Jane Goodall. Esta atividade foi planejada para ser desenvolvida em três períodos com duração de 55 minutos cada. Busquei incitar os discentes a pesquisar e refletir sobre o processo evolutivo das espécies, visto que determinado assunto é primordial para a compreensão do mundo moderno. Dessa forma, desenvolvi um roteiro de aulas que apresentam aos alunos um pouco da história de vida de cientista que contribuíram com as teorias evolucionistas. Os estudantes desenvolveram as atividades em grupo, demonstrando interesse e curiosidade sobre o assunto. A partir da prática aplicada, destaco a grande importância do saber de onde tudo começou, utilizando aulas diferenciadas para a aprendizagem da história da ciência.
Palavras-chave: Pesquisa. História da Ciência. Cientistas. Aprendizado.
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