PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Palavras-chave:
Práticas educativas. Valores. CTS.Resumo
A partir do término da segunda Guerra Mundial, sociólogos e educadores voltaram seus estudos no desenvolvimento cientifico-tecnológico, nesse período surge, o movimento denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), problematizando a ideia de Ciência-Tecnologia neutras, reivindicando a reflexão acerca modificações causadas na forma de viver da população decorrente dos denominados avanços científico-tecnológicos, como também, a participação social na tomada de decisão sobre esse desenvolvimento científico-tecnológico. Porém, ainda na dinâmica social atual a participação e apropriação dos aparatos científico-tecnológicos é desigual, sendo necessária a problematização das intencionalidades existentes no desenvolvimento da agenda de pesquisa e a não-neutralidade da Ciência-Tecnologia no campo educacional em aulas de Física/Ciências em todos os níveis de ensino. Dessa forma, com intuito de identificar, caracterizar, analisar e socializar a abordagem dada a presença de valores e participação social na definição da agenda de pesquisa em Ciência-Tecnologia, nos rumos dados ao desenvolvimento científico-tecnológico, nas práticas educativas pertencentes às pesquisas apresentadas no Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), situa-se o problema de pesquisa: Como e com quais objetivos as práticas educativas apresentadas no Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, tem sido desenvolvidas? Se há e como discussão da presença de valores no direcionamento dado desenvolvimento científico-tecnológico, nessas práticas educativas? Inicialmente voltamos nossa atenção para práticas educativas da Educação Básica, porém trata-se de uma pesquisa mais ampla na qual analisaremos na segunda etapa, práticas educativas implementadas no Ensino Superior. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, tendo o corpus de análise constituído de artigos presentes em anais, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD), constituída de três etapas: unitarização, categorização e a comunicação. Da análise emergiram duas categorias: 1) Cidadania, participação social e a tomada de consciência. 2) Reconhecimento e discussão da proposta CTS na Educação Básica e os valores no direcionamento Científico-Tecnológico. Na primeira os núcleos de sentido evidenciaram a valorização da cidadania e a participação social como uma necessidade para o processo de decisão da agenda de pesquisa, de quais pesquisas necessitam ser desenvolvidas, mas se sobressem em muitas discussões, questões referentes à avaliação dos impactos da CT na sociedade. Já, na segunda categoria enquadraram-se núcleos de sentido, onde encontramos o reconhecimento, aplicação e aprendizagem do enfoque CTS. Os artigos analisados apresentam abordagens históricas, problematização de uma valorização social, ambiental e econômica junto ao avanço CT, além de repercutirem a não neutralidade da ciência. Com a realização da presente pesquisa, percebemos que são poucas as práticas educativas com o enfoque CTS, porém esse número vem aumentando no decorrer dos anos, , trazendo em seu conteúdo iniciativas de problematização da suposta neutralidade da CT e da presença de valores no encaminhamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico. Possibilitando aos estudantes participar e desenvolver conhecimentos que permitem à resolução de problemas relacionados a questões sociocientíficas, capaz de participar ativamente em seu mundo vivido.
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