PROBLEMATIZANDO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DA PIRÂMIDE ALIMENTAR

Autores

  • Fernanda Schwan Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Camila Richter Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Franciely Roberta Polanczyk Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo

Resumo

A escola é um ambiente de grande influência na vida dos estudantes possibilitando, desse modo, o desenvolvimento de ações que promovam uma alimentação saudável. Nessa perspectiva, entendemos serem necessárias essas ações no Ensino de Ciências, na Educação Básica, permitindo que ele estabeleça as relações com o seu dia a dia e reconheça a importância desse conhecimento para melhorar sua qualidade de vida. Nesse contexto, encontra-se, também, a experimentação como metodologia de ensino que proporciona ao professor diversificar as aulas de Ciências no auxílio da construção do conhecimento pelos estudantes. Nesse sentido, o propósito desse trabalho foi desenvolver e valorizar a atitude investigativa e o conhecimento prévio dos estudantes acerca de seus conhecimentos sobre alimentação saudável. Assim, a realização desse trabalho foi possível a partir da inserção das bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Interdisciplinar da UFFS/campus Cerro Largo/RS, o qual apresenta como intenção proporcionar aos licenciandos da área de Ciências da Natureza a inserção na prática escolar através de ações realizadas de forma compartilhada. Nesse âmbito, a atividade foi desenvolvida em uma aula com estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública do município de Cerro Largo/RS. Teve como objetivo principal problematizar alimentação saudável, conhecendo a importância dessa e dos nutrientes para a melhor qualidade de vida. A aula consistiu inicialmente na identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes, buscando despertar neles o entendimento da importância de uma alimentação saudável.  Dessa maneira, solicitamos que trouxessem de casa imagens, recortes de jornais e revistas de alimentos que consumiam e esportes que praticavam. Posteriormente, foram divididos em grupos e cada grupo desenhou em uma cartolina uma pirâmide dividida em quatro partes, sendo que na parte superior foi identificado os óleos, gorduras e doce, na parte logo abaixo leite e seus derivados, carne e ovos, mais abaixo, legumes, verduras e frutas e por fim a água e atividades físicas, sempre problematizando e definindo conceitos com os estudantes. Após, fixamo-las no mural da escola, para que outros estudantes, também, pudessem visualizá-las. Nesse prisma, com a realização da aula reconhecemos a importância das discussões promovidas no coletivo, pois os estudantes participaram de forma ativa na construção dos cartazes e nas discussões/problematizações sobre sua alimentação, desenvolvendo assim a associação dos conceitos abordados em aula com o seu mundo vivido, permitindo que compreendessem a importância de uma alimentação saudável.  Portanto, a temática alimentação saudável, nos proporcionou compreender que ações simples na sala de aula podem se tornar importantes instrumentos de ensino auxiliando o professor a retomar assuntos já trabalhados, construindo com seus estudantes novas possibilidades de construção do conhecimento.

 

Palavras-chave: Atividade investigativa. Ensino de Ciências. Iniciação à docência.

 

 

 

 

 

 

 

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino