CONSTRUINDO A CÉLULA VEGETAL ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID

Autores

  • Davi Borges Universidade Federal da Fronteira Sul - CAMPUS CERRO LARGO
  • Jane Elise Dewes Abdel Universidade Federal da Fronteira Sul - CAMPUS CERRO LARGO
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul - CAMPUS CERRO LARGO

Palavras-chave:

Organela. Construir. Aprendizado. Célula. Conceito.

Resumo

Essa prática desenvolvida em outros anos pelos bolsistas do PIBID foi adaptada para 8ª ano da escola Dom Pedro II no município de Cerro Largo/RS. No desenvolvimento da prática foram utilizadas massinhas de modelar de diferentes cores para os alunos construírem as organelas presente no corpo celular, uma meia bola de isopor de 20 cm de diâmetro, uma folha de papel cartolina cortada na medida da meia bola de isopor para sustentar as organelas, meia bola de isopor de 5 cm de diâmetro para simbolizar o núcleo, aparelho de projeção e notebook. Previamente foram montados slide contendo as organelas da célula animal e suas respectivas funções para relembrar os conceitos e definições, após a breve explanação os alunos foram orientados que cada um construiria uma organela utilizando as massas de modelar, a distribuição foi aleatória, cada aluno escolheu uma organela para construir, e dispor no isopor. Após a confecção, precisaram montar conservando suas posições como em uma célula real, e ainda fazer um pequeno resumo oral sobre qual a importância e a função da organela escolhida para manutenção e sobrevivência da célula e do organismo como um todo. A prática foi pensada e desenvolvida de uma forma diferente e criativa com o intuito de um melhor aproveitamento pelos alunos, e ainda que instigasse os mesmos a desenvolver seu intelecto e ao mesmo tempo pudesse associar os conceito e definições com as formas físicas das organelas, essa aula proporcionou para os alunos um momento de descontração, brincadeira e aprendizado. A integração dos bolsistas com a escola/alunos proporciona um momento único, pois estão inseridos no futuro espaço profissional, com objetivo principal de melhorar a realidade educacional, comprometendo-se assim, futuros docentes, com a construção de uma sociedade melhor.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino