DISCUTINDO A INCLUSÃO DE DEFICIENTES A PARTIR DE FILMES: PROJETO “CINEMA E DEBATE NA ESCOLA”

Autores

  • Suélen Alessandra Barro UFFS Chapecó
  • Keli Salí Schepaniak UFFS
  • Bruna Eccher UFFS
  • Ani Carla Marchesan UFFS
  • Morgana Fabiola Cambrussi UFFS

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Cinema e Debate, PET, PIBID, Deficiências

Resumo

RESUMO: O uso de filmes de animação (curta-metragens) é uma ferramenta educativa que parece ser adequada para aulas de curta duração, trazendo mais motivação para a turma. No entanto, é preciso estabelecer regras e estratégias para garantir a efetiva aprendizagem e a manutenção da motivação durante a(s) aula(s). Pensando nisso, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de ensino feita a partir da exibição de dois curta-metragens cinematográficas, Cordas (2013) e Por que Heloísa? (2011), que tratam do tema inclusão de pessoas com deficiência - a uma turma do 2ª ano do Ensino Fundamental da E. E. B. Professora Lourdes Ângela Sarturi Lago (Chapecó-SC). Essa exibição faz parte do projeto “Cinema e Debate na Escola - anos iniciais” cujo intuito é promover, a partir da exibição de filmes ou animações “não comerciais”, debates acerca de temas relevantes para o desenvolvimento de cidadãos críticos, reflexivos e conscientes do seu papel na sociedade. Esse projeto é uma ação conjunta entre dois importantes programas da formação superior: a educação tutorial (PET-Assessoria Linguística e Literária da UFFS) e a iniciação à docência (PIBID-Subprojeto Interdisciplinar (UFFS/Chapecó). Metodologicamente, após levar alguns alunos com os olhos vendados até o auditório da escola, apresentou-se o filme (ficha técnica, sinopse etc.). Depois disso, ocorreram a exibição do curta e a exposição e problematização do tema proposto: inclusão de deficientes. Essa etapa foi feita por uma convidada, com especialização em Educação Especial, que dispunha de autonomia e linguagem adequadas ao público e que procurou articular o tema com a obra cinematográfica, iniciando, assim, um profícuo debate com os alunos envolvidos na atividade. Para finalizar o debate, foi exibida uma apresentação em slides com imagens e nomes de deficientes conhecidos. A partir da execução e análise dessa atividade, pode-se elencar três importantes resultados. O primeiro é ter fomentado a reflexão e a discussão sobre inclusão, direitos das pessoas com deficiência, dificuldades e preconceitos enfrentados por elas. O segundo é ter sido uma ferramenta de inserção dos acadêmicos/bolsistas nas práticas de sala de aula; pois o processo de organização e execução do evento ofereceu oportunidades ricas de aprendizado significativo para as acadêmicas e profissionais envolvidos o que consolidou o desenvolvimento do projeto de extensão. Por fim, o terceiro resultado é a divulgação da UFFS como agente promotora de eventos de extensão, já que essa atividade foi registrada e divulgada no Informativo da instituição. Conclui-se, então, que o projeto (ainda em fase de execução) tem se mostrado vantajoso, pois todos os envolvidos nele constroem aprendizagens significativas.


Palavras-chave: Deficiências. Cinema. Debate. PET. PIBID.


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Publicado

15-12-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura