PROJETO DE EXTENSÃO “CINEMA E DEBATE NA ESCOLA - ANOS INICIAIS”
Palavras-chave:
Extensão Universitária, Cinema e Debate, PET, PIBID,Resumo
RESUMO: Cinema e Debate na Escola - Anos Iniciais (criado em 2017) é um projeto de extensão desenvolvido na E. E. B. Professora Lourdes Ângela Sarturi Lago pelos programas PET-ALL e PIBID-Subprojeto Interdisciplinar (UFFS/Chapecó). A ideia central do projeto é promover, a partir da exibição de filmes ou animações “não comerciais”, debates acerca de temas relevantes para o desenvolvimento de cidadãos críticos que refletem sobre aspectos de seu contexto. O objetivo deste trabalho é, portanto, descrever as ações desse projeto de extensão, que englobam a proposta de criação do projeto, a pesquisa sobre filmes de temáticas adequadas aos anos iniciais, o planejamento das atividades, a busca de instituições que pudessem colaborar com o trabalho, a execução das dinâmicas e as reflexões sobre as exibições. Metodologicamente, foram selecionados filmes para o público, crianças que pertencem a turmas dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Após a exibição, há a problematização e questionamentos que envolvem aspectos das obras, fazendo com que os estudantes reflitam e analisem perspectivas diferentes. Ademais, há a participação de um convidado que conhece ou trabalha com o tema discutido e faz explanações mais específicas. Durante esses diálogos, uma das organizadoras faz mediações, fomentando a participação dos alunos. De março a julho de 2017, foram feitas quatro exibições que trataram dos temas gênero, perda, sensibilidade, inclusão dos portadores de deficiência e desmatamento. Em todas as exibições, verificou-se o envolvimento e interesse dos alunos, o que sugere pleno sucesso na realização do projeto que está, de alguma forma, fomentando a reflexão e discussão sobre assuntos caros à comunidade escolar. Assim, os resultados obtidos até agora demonstram a importância do projeto e o uso do cinema de forma consciente e planejada para trabalhar diversos assuntos, possibilitando o uso de linguagem acessível e descontraída, chamando atenção do público infantil. Por fim,é importante ressaltar que este projeto proporciona uma oportunidade ímpar para as acadêmicas/bolsistas se inserirem no universo escolar e infantil, tornando o projeto uma via de mão dupla, em que todos os envolvidos constroem aprendizagens significativas.
Palavras-chave: Reflexão. Educação. Ensino Fundamental. PET. PIBID.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.