Raízes que gritam: A apropriação da imagem de Zumbi dos Palmares pelo grupo Clã Nordestino

Autores

  • Paulo Henrique Pinto Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Pesquisa científica

Resumo

Esta pesquisa tem o intuito de analisar como ocorre a apropriação da imagem de Zumbi dos Palmares nas letras do grupo de rap Clã Nordestino. O olhar desta pesquisa está direcionado a pensar a construção social do negro no Brasil e suas lutas e paralelamente observar como se deu a construção do rap no Brasil. Nesse sentido, pretende-se analisar a apropriação da imagem de Zumbi dos Palmares pelo grupo, e refletir acerca dos elementos que possibilitam essa apropriação. Para a análise proposta, primeiramente, voltaremos o olhar para a construção da imagem de Zumbi pela historiografia recente (1980), ao procurar observar como se dá a formação das características voltadas à resistência e luta contra o sistema escravista. Paralelamente pretende-se fazer uma análise da formação do rap no Brasil (1980), buscando dialogar com o processo de descolonização do Brasil e por consequência a marginalização dos negros na sociedade brasileira, fazendo uma analogia com a situação das periferias hoje e dos indivíduos presentes nela. Adiante analisaremos como se dá a apropriação da imagem de Zumbi nas letras do grupo Clã Nordestino e como acontece o choque de identidades baseado em questões que se cruzam com a luta e resistência de Zumbi nos Palmares. Em suma o trabalho será construído em um diálogo acerta dos debates historiográficos sobre Zumbi e de que maneira ele é retratado. Conjuntamente criar um diálogo sobre a cultura popular do Rap e suas expressões, fazendo um contraste com a historiografia recente. E por fim traçar as características que resultam no processo de assemelhação da condição social do negro na periferia com a situação dos negros dos quilombos, e por fim na apropriação da imagem de Zumbi pelo grupo Clã Nordestino.

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Publicado

14-02-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa