GÊNERO DRAMÁTICO: AS OFICINAS DO PIBID NA ESCOLA
Palavras-chave:
Educação. Língua Portuguesa. Leitura. Teatro.Resumo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia e os resultados de uma oficina intitulada Oficina do Gênero Dramático que fez parte das atividades desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Realeza. O objetivo da oficina foi enfatizar o desenvolvimento do processo educacional, promovendo a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade contemporânea. As atividades foram realizadas com alunos de 3º ano do Ensino Médio de uma Escola da cidade de Realeza. Os procedimentos metodológicos dividiram-se em três etapas, a primeira, pelo fato do tempo ser restrito, consistindo na promoção da leitura, interpretação e debate de fragmentos pré-selecionados pelos bolsistas, da obra Auto da Compadecida de Ariano Suassuna (1955). Objetivou-se que, em casa, os alunos instigados fizessem a leitura integral do texto. Em seguida, assistiu-se coletivamente ao mesmo fragmento do livro na versão cinematográfica, dirigida por Guel Arraes (2000). Estes dois momentos tiveram por intuito a demonstração, exemplificação e análise da diferenciação entre: a leitura e a dramatização dos trechos do texto selecionado. A terceira etapa concretizou-se com a dramatização dos alunos feita a partir dos fragmentos da obra de Ariano Suassuna. Conclui-se que a proposta se deu de modo positivo, quando os alunos, por meio do gênero dramático, de modo produtivo, organizado e engajado, em três grandes grupos, atentos às rubricas de interpretação, movimentos, cenários, sonoplastia, figurinos, criatividade individual e do grupo, apresentaram o espetáculo teatral dramatizado no saguão da escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.