OFICINA NA ESCOLA: O TRABALHO COM A POESIA E AS PRODUÇÕES TEXTUAIS
Palavras-chave:
Educação. Oficina. Escrita.Resumo
Resumo: Objetivamos apresentar as ferramentas e as metodologias de ensino utilizadas em uma oficina intitulada Oficina de Poesia, que fez parte das atividades desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza. As atividades da oficina estiveram ancoradas no comprometimento do desenvolvimento de um processo interativo de ensino-aprendizagem, em vista disso, primou-se pelo desenvolvimento das habilidades interpretativas, críticas e reflexivas dos alunos. Foi contemplada, nas práticas, uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de um Colégio de Realeza. As ações dividiram-se em duas etapas: a primeira consistiu na audição de uma música de fundo, em tom baixo, e, em tom mais alto, declamaram-se poesias de: Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes e Cecília Meireles. No momento desta atividade, os alunos estavam organizados em semicírculos. Em seguida, os Pibidianos entregaram aos alunos uma caixa com poesias, essa caixa passava de mão em mão, quando parava a música, o aluno que estivesse com a caixa lia um poema para turma. Na segunda etapa, as atividades partiram de uma dinâmica que consistiu na distribuição de algumas cartas, sendo que, cada uma delas, continha um sentimento que os educandos deveriam interpretar com expressões faciais e corporais. Quando todos já estivessem com as cartas em mãos, andariam pela sala, a fim de encontrarem um colega com o mesmo sentimento de sua carta. Em seguida, em pares, os alunos produziram um haicai, depois da explicação e do debate coletivo prévio da estrutura e composição deste texto. Posteriormente, as produções foram socializado nos varais do Colégio. A proposta foi atendida satisfatoriamente, de acordo com o planejamento, em vista de ter havido produções criativas e talentosas.
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