O ESTUDO DAS BACTÉRIAS: USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM AULA DE CIÊNCIAS

Autores

  • Taís Rossignollo Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo
  • Paula Vanessa Bervian Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

TICs. Web 2.0. Métodos de ensino alternativo.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar e analisar duas aulas desenvolvidas em uma Escola Estadual do Município de Cerro Largo-RS, através do Estágio Curricular Supervisionado III: Ciências no Ensino Fundamental do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo. Após ter redigidos algumas aulas sobre o assunto Bactérias, foram utilizadas as Histórias em Quadrinhos (HQ) na plataforma Pixton, ferramenta da web 2.0, para desenvolver em grupos uma breve História sobre as Bactérias, suas doenças e importância. Está atividade tinha como objetivo demostrar o uso do Pixton que é uma plataforma gratuita disponível online provido da Web 2.0 (disponível no link https://www.pixton.com/br/) este funciona através de créditos quanto mais utilizado este acaba disponibilizando novas ferramentas. Na primeira aula demonstrei para os alunos através de slides passo-a-passo de como trabalhar no Pixton. Na mesma aula orientei os alunos sobre o enfoque das HQ: o conceito de bactéria, suas características, benefícios e doenças causadas pelas mesmas, para que estes alunos revisassem o conteúdo, reforçando o que haviam aprendido anteriormente, para que estes percebessem que podem aprender de uma forma mais dinâmica.  Alguns tiveram dificuldades ao construir os quadrinhos no Pixton, em razão que estes ainda não estão acostumados com o uso da internet, mas a grande maioria gostou muito do aplicativo e criou histórias bonitas, história foi produzida individualmente por uma aluna, não questionei a mesma o fato desta ter feito a HQ sozinha. As ferramentas diferenciadas vêm para auxiliar o professor em sala de aula, chamando a atenção dos alunos e fazendo com estes aprendam com a prática inovadora, mas estas devem transmitir algum conhecimento estimulando o aluno para estudar se não estas não se tornam validas. O uso de ferramentas diferenciadas auxilia na aprendizagem dos discentes, em razão que estes consigam aprender de forma dinâmica. As TCCs cada vez mais estão sendo inserido nas salas de aula e como futuros professores devemos fazer uso desta. Como futuros professores buscou inovar as aulas, levando novas metodologias, maneiras novas de ensinar. O uso de Histórias em Quadrinhos no Pixton chama a atenção dos alunos aproximando o professor dos mesmos, buscando ensinar de uma forma dinâmica.

Biografia do Autor

  • Taís Rossignollo, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo
    Licenciada em Ciências Biológicas na 8ª fase na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo, atualmente bolsista do Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docencia (PIBID)Ciências Biológicas.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino