HISTÓRIA DO PROGRAMA “EDUCAÇÃO, SAÚDE E MÚSICA: ENTRELAÇANDO AÇÕES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL NA INFÂNCIA E NO ADOLESCER”

Autores

  • Tatiana XIRELLO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CHAPECÓ

Palavras-chave:

Adolescente. Criança. Educação em saúde

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência vivenciada pelas acadêmicas de enfermagem que desde dois mil e quatorze, no qual desenvolvem o projeto de extensão, inicialmente chamado: “Promovendo a saúde da criança e do adolescente através da música e ações educativas”, do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, em parceria com a Escola Estadual Valesca Carmem Parisotto, na cidade de Chapecó–SC. O projeto, no início, era desenvolvido na escola através de atividades que envolviam música e ações educativas em saúde, com temas sugeridos pela equipe da escola, com o intuito de sensibilizar trazendo o que é qualidade de vida ás crianças e adolescentes. Desde então, o projeto em sua continuidade, tornou-se um programa, devido a necessidade de complementar a ideia inicial e proporcionar uma educação em saúde com maior qualidade para as crianças e adolescentes hoje chamado de programa “Educação, Saúde e Música: entrelaçando ações para uma vida saudável na infância e no adolescer”. Com o objetivo da promoção da saúde e de melhorar a qualidade de vida da população, especificamente a das crianças e adolescentes da escola, além de contribuir noconhecimento e na aprendizagem dos participantes, no que desrespeito a saúde. O respectivo projeto beneficia alunos de dez a dezoito anos de idade, com atividades desenvolvidas através de oficinas, sobre diversos temas. As oficinas ocorrem no período de aula, na própria escola, com atividades como rodas de conversa, dinâmicas, brincadeiraspara os alunos se sentirem a vontade para contribuir, também para que seja um momento diferente da rotina mas que seja produtivo para eles também. Algumas vezes foram utilizadas apresentações interativas de slides elaborados pelas acadêmicas, também utilizados, vídeos motivacionais e educativos. O final das oficinas é destinado um tempo para os alunos sanarem suas dúvidas e trocarem conhecimentos com as acadêmicas. Analisando o desenvolvimento do projeto, percebe-se que o enfermeiro, como profissional de saúde precisa ser capaz de identificar os níveis de suas ações no processo educativo, refletindo a necessidade da população, colocando-se como educador justamente pela ação recíproca da reflexão das pessoas, cooperando e participando deste processo transformador. Com a experiência do projeto, conclui-se que é um momento importante tanto para os alunos como para as acadêmicas,esta ação permitiu um maior contato comas crianças e os adolescentes e nos trouxe ensinamentos sobre como lidar com esse público, a fim de que interagissem nos encontros de educação em saúde.Compreensão de que a prática de enfermagem gera um compromisso com ações educativas presentes em UBS, hospitais, escolas, e comunidades.

 

 

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Publicado

15-12-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura