CARAVANA CULTURA E SAÚDE

Autores

  • Bruna de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul campus Passo Fundo
  • Vanderleia Laodete Pulga Universidade Federal da Fronteira Sul campus Passo Fundo.
  • Diego José Baccin Universidade Federal da Fronteira Sul campus Passo Fundo

Palavras-chave:

Educação em saúde, arte, palestras e atividades.

Resumo

O projeto “Caravana Cultura e Saúde” é uma iniciativa do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Passo Fundo/RS, de incentivo na área da Cultura, o qual busca articular estudantes, técnicos, docentes, atores culturais voluntários, trabalhadores da Saúde e lideranças das comunidades que desenvolvam ações lúdicas e de intervenção artístico-culturais nos territórios de inserção da UFFS Campus Passo Fundo, por meio de projetos com usuários do SUS e seus familiares na área médica, além de escolas da cidade, buscando integração ensino-serviço-comunidade. As atividades possibilitam a apropriação da concepção, dos princípios, valores e experiências de educação popular em saúde e da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no cotidiano dos serviços de saúde e na formação médica, além de propiciar uma aproximação entre estudantes e a comunidade em geral. A prática das atividades se deu em conjunto com o projeto já estabelecido na instituição “Arte Promovendo Saúde & Saúde Fazendo Arte”. Foram disponibilizadas aulas de teatros para exercício da desinibição; apresentações artísticas em eventos da instituição, com temas de saúde pertinentes à atualidade, como a construção do SUS e da saúde no Brasil e a ameaça que sofre, além de expor o caos da saúde pública e a realidade dos usuários que sofrem nas filas a espera de atendimento e do profissional que não se torna empático e preocupado com o outro, esfacelando a ideia de uma medicina integralizada; intervenção na ala da pediatria do Hospital São Vicente de Paulo junto com o projeto do Hospital dos Ursinhos, permitindo o exercício da desmitificação do papel do médico e, ainda, foi desenvolvida uma palestra na escola estadual Joaquim Fagundes dos Reis na cidade de Passo Fundo/RS sobre o tema violência para os primeiros e segundos anos do ensino médio. É notório depois das práticas executadas que os resultados do projeto são promissores, pois possibilitaram maior integração dos estudantes às diversas realidades, favorecendo o contato direto e o uso da explanação para públicos diferenciados, favorecendo amadurecimento tanto na dinâmica profissional como na pessoal. Além disso, o envolvimento dos estudantes se torna auspicioso quando estão despidos de receio e conseguem a confiança tanto dos adolescentes, no caso da palestra, como as crianças, na ala pediátrica e, assim, a sensação de comprometimento e sucesso no objetivo previamente refletido se torna real, já que muitos pais, professores, alunos ouvintes e outros, dão retorno positivo e revelam a importância das ações executadas e da atenção depositada para tal. Por isso, a realização de projetos que envolvam a prática e o exercício da empatia e do conhecimento é de suma significância tanto para quem deposita quanto para quem recebe, envolvendo, assim, armas ímpares para o desenvolvimento da cultura, da arte e, principalmente da saúde.

Biografia do Autor

  • Bruna de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul campus Passo Fundo
    Discente da sétima fase do curso de Medicina da UFFS campus Passo Fundo.
  • Vanderleia Laodete Pulga, Universidade Federal da Fronteira Sul campus Passo Fundo.
    Docente na disciplina de Saúde Coletiva e coordenadora de Projeto de Extensão e Cultura da UFFS campus Passo Fundo
  • Diego José Baccin, Universidade Federal da Fronteira Sul campus Passo Fundo
    Docente da UFFS campus Passo Fundo

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Passo Fundo - Projetos de Extensão e Cultura