PERCEPÇÕES PAISAGÍSTICAS DA RAIA DO RIO URUGUAI ATRAVÉS DA GEOFOTOGRAFIA
Palavras-chave:
pesquisa cientifica, geografia, geofotografia, raia socioespacial, rio uruguaiResumo
Ao tempo em que são divididas através de limites políticos, as raias interligam-se por meio de suas formações socioespaciais, tendo uma relevante semelhança, especialmente se considerarmos a forma de ocupação de ambas. Estas são as duas faixas de interpenetração presentes na raia socioespacial do Rio Uruguai, nos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Através de estudos geofotográficos, conseguimos estabelecer ligações importantes entre territórios que, mesmo político-administrativamente separados, têm conexões importantes na produção da paisagem, inclusive em seus aspectos econômicos e culturais. No conceito de paisagem, temos uma das bases da ciência geográfica, pois é a percepção maior da produção humana no âmbito das relações entre sociedade e natureza. A ideia de história territorial auxilia na compreensão da atual formação da paisagem, de que modo as alterações se deram e por quais motivos, assim com o estudo do lugar, através de registros fotográficos, ajuda a tecer as ligações entre os acontecimentos e o seu contexto geo-histórico, além de sua importância para a atual constituição territorial. As formas de captura de fotografias demonstram um interesse, seja ele político, cultural ou econômico, pois registram-se momentos que têm uma importância, mesmo que momentânea. Deste modo, utilizamos a fotografia como um relevante instrumento de análise do espaço geográfico, antes de mais nada fruto da produção humana. O debate entre fronteira e raia, bem como as suas implicações para a tradicional análise territorial, também faz parte deste trabalho que, de modo geral, propõe uma abordagem integradora entre dois territórios permeados por um importante rio, o Uruguai, que é cenário de importantes acontecimentos, especialmente de ordem econômica e social.Downloads
Publicado
14-02-2018
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa
Licença
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