MÉTODO DE GERAÇÃO DE IDEIAS EM PROJETO DE ARQUITETURA

  • Bruno Diego Felippe Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
  • Marcos Sardá Vieira UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Metodologia de Projeto - Ensino - Arquitetura e Urbanismo

Biografia do Autor

Bruno Diego Felippe, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim
Discente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS Campus Erechim.
Marcos Sardá Vieira, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul
Docente e Coordenador do Projeto de Pesquisa Abordagem Conceitual para o Ensino de Projeto em Arquitetura

Referências

ARNHEIM, Rudolf. Arte & Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. Tradução de Ivonne Terezinha de Faria. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. Estilos de Aprendizagem em Universitários. Tese. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas: UNICAMP, 2000.

CORREIA, Mônica F. B. A Constituição Social da Mente: (re)descobrindo Jerome Bruner e construção de significados. Scielo: Estudos da Psicologia, 2003, p.505-513. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v8n3/19973.pdf>. Acesso em jun. 2013.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FRIJDA, Nico H. MANSTEAD, Antony S. R. BEM, Sacha. Emotions and Beliefs: how feelings influence thoughts. Cambridge University Press, 2000. Disponível em: <http://pt.bookos.org/book/1125097/0f08e5>. Acesso em jul. 2013.

KIATAKE, Marly. Modelo de Suporte ao Projeto Criativo em Arquitetura: uma aplicação da TRIZ – teoria da solução inventiva de problemas. Dissertação. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. BIANCHI, Giovana. PETRECHE, João R. D. A Criatividade no Processo de Projeto. In: KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. et al. O processo de projeto em arquitetura. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

MALARD, Maria Lucia. As Aparências em Arquitetura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

OLIVEIRA, Martha Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio-histórico. 4ª ed. São Paulo: Scipione, 1997.

SANTOS, Roberto Eustaáquio dos. A Armação do Concreto no Brasil: história da difusão da tecnologia do concreto armado e da construção de sua hegemonia. Tese. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

SCHELINI, Patrícia Waltz. Teoria das Inteligências Fluida e Cristalizada: início e evolução. Estudos de Psicologia. Vol.11, nº3. Natal: [online], 2006 (p.323-332). Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v11n3/10.pdf>. Acesso em: jul. 2013.

SIQUEIRA, Jairo. Criatividade e Intuição. [S.I.]: Criatividade Aplicada. Rio de Janeiro, abr. 2007. Disponível em: <http://criatividadeaplicada.com/2007/04/30/criatividade-e-intuicao/>. Acesso em: jul. 2013.

SIQUEIRA, Jairo. Pensamentos Convergente e Divergente: o yin-yang da criatividade. [S.I.]: Criatividade Aplicada. Rio de Janeiro, abr. 2013. Disponível em: <http://criatividadeaplicada.com/2013/04/06/pensamentos-convergente-e-divergente-o-yin-yang-da-criatividade/>. Acesso em: jul. 2013.

STERNBERG, Robert. RUZGIS, Patricia. Personality and Intelligence. In: Base de dados Google Livros. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

VIEIRA, Marcos Sardá. Subjetividade no Ensino de Arquitetura. IV Projetar 2009. Eixo Proposição. São Paulo: FAU-USP, 2009a.

VIEIRA, Marcos Sardá. Educação Visual em Arquitetura. IV Projetar 2009. Eixo Proposição. São Paulo: FAU-USP, 2009b.

Publicado
02-11-2013
Seção
Campus Erechim - Iniciação Científica UFFS