CONSTRUÇÃO DE UM DINAMÔMETRO CASEIRO E SUA UTILIZAÇÃO NO ESTUDO DO PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES

Autores

  • Dirlene Aparecida Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul.
  • Jéssica Roberta Zampoli Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul.
  • Luci Braga Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul.
  • Angelo Donizete Ribeiro Donizete Ribeiro Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul.
  • Denize Almeida da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul.
  • Fernanda de Souza Muller Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul.
  • Daniele Guerra da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul.
  • Vivian Machado de Menezes Machado de Menezes Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul.

Palavras-chave:

Ensino de Física. Dinamômetro caseiro. Empuxo

Resumo

Os professores de Ensino Médio enfrentam muitas dificuldades em sala de aula, como por exemplo: falta de diferentes metodologias de ensino, dificuldade de acesso e até mesmo a falta de laboratório para execução de atividades experimentais. As aulas puramente teóricas acabam se tornando maçantes e sem grandes resultados, o que leva a uma extrema dificuldade no processo de ensino e aprendizagem em Física. Partindo de tais fatos, como uma alternativa para escolas que não possuem laboratórios didáticos, são propostos os projetos de iniciação científica intitulados “O ensino de Física através de experimentos de baixo custo”, aprovado nos editais 281/UFFS/2015 e 599/UFFS/2016 com bolsa PRO-ICT, e “Ensino de Física no Ensino Médio: uso de experimentos de baixo custo”, aprovado no edital 848/UFFS/2016 com bolsa PIBIC/Fundação Araucária. Estes projetos têm como objetivo propor experimentos didáticos utilizando materiais de baixo custo (materiais recicláveis, sucatas, ou coisas que facilmente podem ser encontradas em casa). Dentro de ambos os projetos são elaboradas apostilas de apoio e roteiros experimentais sobre diferentes ramos da Física, propostos pelos acadêmicos participantes dos projetos. Estas apostilas são compostas de roteiros, que contêm o passo-a-passo para a montagem, execução e análise dos resultados obtidos experimentalmente. Apresentamos neste trabalho dois roteiros experimentais, sendo o primeiro deles, o Dinamômetro caseiro, que traz todo o processo de sua construção e envolve os conceitos de força elástica (Lei de Hooke) e força peso. O segundo roteiro utiliza o dinamômetro caseiro para calcular a massa específica de diferentes substâncias através de cálculos de empuxo (Princípio de Arquimedes). Para estes dois roteiros, foram realizados testes que comprovam a precisão do dinamômetro, onde obteve-se erros para medidas de peso inferiores a 5 %, sendo 2,22 % o valor médio do erro percentual. Ao utilizar o dinamômetro construído para calcular a massa específica do corpo de alumínio, comparando com o valor da literatura, foi encontrado um erro relativo percentual 5,55 % Os valores encontrados nos dois experimentos são considerados margens de erro pequenas, principalmente por se tratar de um equipamento de baixo custo.

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Publicado

22-09-2017

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Pesquisa