ESTUDANDO A PRESENÇA DO AMIDO E DAS PROTEÍNAS NOS ALIMENTOS: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Estágio supervisionado. Prática pedagógica. Processo ensino-aprendizagem.Resumo
Resumo: O presente relato de estágio visa abordar a aplicação de uma aula prática sobre a identificação de amido e de proteínas nos alimentos, associada ao conteúdo de Alimentação, Nutrição e Saúde, desenvolvida durante o Estágio Curricular Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental, do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo – RS. A referida aula foi realizada com os alunos do oitavo ano A e B do Ensino Fundamental. O objetivo principal desta prática foi proporcionar aos alunos identificar os diferentes componentes nutricionais presentes nos alimentos. Para tanto, foram utilizadas duas aulas dialogadas e expositivas, a fim de introduzir conceitos sobre uma boa alimentação e as causas da má alimentação e em quais alimentos encontramos as vitaminas, proteínas, fibras, sais minerais e carboidratos. No dia da atividade escrevemos algumas questões norteadoras no quadro para serem respondidas após a realização da mesma: 1) Compare a cor em cada alimento. Houve alguma mudança? Assinale com x na tabela.; 2) Qual a coloração de cada alimento após a colocação da solução de iodo?; 3) Em quais alimentos podemos concluir que há amido?; 4) Porque ao colocar iodo nos alimentos que possuem amido a cor ficou azul escura ou violeta?; 5) Foi possível observar alguma mudança na clara do ovo cru? E no ovo cozido? Descreva.; e 6) O que foi possível visualizar na reação? Para a realização da prática do amido, utilizou-se o seguinte material: alimentos (pão, mamão, farinha de trigo, água, amido de milho, maçã e batatas) e Lugol; e para a de proteínas clara do ovo cru e cozido, vinagre e pratos de alumínio para colocar os alimentos. Distribuímos as amostras de cada alimento em recipientes separados e as identificamos com etiquetas. Após a realização das práticas recolhemos a folha com o parecer dos alunos, de modo que pudéssemos analisar as suas respostas e verificar se conseguiram aprender as atividades propostas. Mediante as respostas constatamos que os alunos conseguiram perceber a diferença das cores dos alimentos e o porquê da aquisição da cor. O uso de perguntas pré-estabelecidas possibilitou ao aluno reconstruir ou criar novas hipóteses do que já foi discutido em aula prévia e, com a realização da prática, visualizar a reação para em seguida descrever o conceito por ele compreendido. O presente relato demonstrou que práticas pedagógicas alternativas, como as aulas práticas, podem ser um importante recurso para a consolidação de conceitos, qualificando o processo de ensino-aprendizagem e estabelecendo uma maior interação entre o professor e os alunos na sala de aula.
Palavras-chave: Estágio supervisionado. Prática pedagógica. Processo ensino-aprendizagem.
Referências
ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; BIAJONE, Jeferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, maio/ago. 2007.
LIMA, Daniela Bonzanini de; GARCIA, Rosane Nunes. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, jan./jun. 2011.
MORAES, Roque. Educar pela pesquisa: exercício de aprender a aprender. Disponível em < http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2000/Ensino_e_curriculo/Mesa_Redonda_-_Trabalho/10_43_05_2M1903.pdf >. Acesso em: 14 Mai. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.